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Puzzle Dimension

Que comece a caça ao girassol.

Puzzle Dimension é mais um jogo a cair num género que parece tão lotado como o de puzzles. Parece apenas. É que as possibilidades criativas vão até onde a mente humana permite – e até agora não nos podemos queixar por falta de criatividade na criação de novos jogos de puzzles. É um estilo que aprecio, ainda mais agora que existe um cuidado tão grande com a componente audiovisual. Uma preocupação em inovar na aparência justificada muitas vezes pela falta de argumentos apresentados pela jogabilidade.

Isso não é tanto um problema para Puzzle Dimension, já que consegue balançar de forma adequada a inovação entre a componente audiovisual e a jogabilidade. Não quer dizer, ainda assim, que seja extraordinariamente inovador ou completo por demais, mas apresenta a quantidade certa de ideias para o definir como um produto único.

Graficamente apresenta um aspeto Retro. Não que o seja, mas faz uso de ideias como a construção de estruturas através de pixeis, em semelhança ao que acontece em Minecraft ou 3D Dot Game Heroes, para se assemelhar ao estilo. O mesmo acontece com a banda sonora, na íntegra constituída por sons Retro. Em contrapartida os cenários de fundo apresentam um estilo mais futurista, com ambientes coloridos e dinâmicos.

A ideia é que o jogador percorra as estruturas compostas por pixeis, sendo que ao passar por cada uma delas ganhará pontos. Sempre que o fizerem os pixeis desaparecerão para dar lugar ao aspeto real da estrutura em questão. Mas esses não é o objetivo principal – é sim apanhar todos os girassóis espalhados pelo cenário. A junção destas duas premissas fará com que o jogador alcance maiores pontuações. Não existe qualquer limite de tempo para o fazerem ou sequer um cronómetro que contabilize os melhores tempos.

Puzzle Dimension parece ser o resultado entre o cruzamento de Kula World, o clássico da PSOne, com Cuboid, jogo lançado também na Playstation Store. Se no que ao aspeto diz respeito se assemelha mais ao primeiro; a jogabilidade, por outro lado, tem um toque do segundo graças à forma como se desenvolve a movimentação pelo cenário. Por vezes terão que andar para traz e para à frente no cenário como forma de encontrar a forma correta de se jogarem a um girassol. Mas aqui não é tanto a forma do objeto que complica – é redondo – mas sim os diversos tipos de blocos que existem para dificultar a vida.

Ou seja, nos blocos que moldam cada nível existem uma série de condições que tornam a movimentação complicada – e é por isso mesmo que este jogo é de puzzles. Mas se inicialmente a tarefa não será de grande dificuldade, mais para a frente a junção de todo o tipo de blocos tornará os puzzles cada vez mais complexos e, por seguinte, difíceis de resolver. Existem blocos que se partem, blocos de gelo nos quais não podem parar, blocos de areia que vos obrigam a saltar de duas em duas casas ou de fogo nos quais só podem parar uma vez. A isto juntam-se ainda plataformas de tele-transporte ou plataformas que devem ser desligadas e ligadas para ultrapassar certas zonas. E a lista continua...

Quando se juntam muitas destas condições num só nível a dificuldade cresce – e de que maneira. Existem níveis bem pensados, disso não há dúvida. O problema é que também existem muitos que parecem feitos completamente ao acaso, nos quais a única condição para a sua publicação parece ser a existência de uma solução. A dificuldade é por vezes disparatada e a enorme magnitude dos cenários só por si desencoraja a sua resolução. A inclusão de blocos invisíveis numa fase mais avançada do jogo é prova disso, incentivando até a um Trial and Error desnecessário.

O incentivo para continuar a jogar prende-se pelo desbloqueamento de novas categorias de puzzles, o que se consegue capturando determinadas quantias de girassóis. Apanhando-os poderão ainda desbloquear novos temas de fundo para o cenário. Tal como foi dito, os cenários são bonitos e bem trabalhados, mas a inclusão de apenas 4 diferentes para desbloquear é uma deceção. Tendo em conta que as estruturas nas quais vão jogar apenas se diferem consoante a natureza do puzzle, é de esperar alguma monotonia visual ao fim de uns tempos. Mais interessante seria se existisse um tema para cada secção. Existem 10 no total, com um total impressionante de 100 puzzles para resolver.

À parte disto não vão encontrar muito mais para além de um modo tutorial opcional. A inclusão de um editor de níveis para a comunidade seria bem-vinda, mas tal não aconteceu. Puzzle Dimension é um bom jogo de puzzles, como muita variedade devido às diversas mecânicas de jogo a que recorre. Torna-se muito complexo portanto. Enquanto o jogo se apresenta como uma experiência descontraída, isso não é bem aquilo que acontece já que com a dificuldade aqui existente virá também muita frustração. Uma experiência sólida ainda assim, principalmente virada para aqueles que procuram um árduo desafio.

7 / 10

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In this article

Puzzle Dimension

PS3, PC

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Sobre o Autor
Ricardo Madeira avatar

Ricardo Madeira

Contributor

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.
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