Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS5 vs Xbox Series X | 2 anos depois do lançamento, qual é a melhor?

Aqui estão os prós e contras de cada uma.

A pandemia e o confinamento tornaram o passar do tempo mais confuso para a maioria das pessoas, por isso é fácil perder a noção de que já passaram mais de 2 anos desde o lançamento da atual geração de consolas. Tanto a PS5 como a Xbox Series foram lançadas em Novembro de 2020, uns meses depois da pandemia se alastrar pelo mundo, abrandando fábricas e criando os problemas de stock que ainda hoje persistem (mas com menos gravidade).

Neste período, ambas as consolas já tiveram tempo de "amadurecer". A Sony e a Microsoft também já lançaram vários jogos para fortalecer o catálogo das suas consolas, apostaram em serviços de subscrições, e mudaram ou estabeleceram políticas que afetam a qualidade de vida dos utilizadores. Por todas estas mudanças e acontecimentos, achamos por bem refazer um comparativo entre as duas consolas para que possa servir de guia de compra para futuros utilizadores.

Sem mais demora, partimos para o comparativo

Jogos Exclusivos

É uma vitória evidente para a PlayStation. Desde o lançamento até agora, o catálogo da PS5 ficou enriquecido com a chegada de God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7, Ratchet & Clank Rift Apart, Returnal, The Last of Us: Part 1, para além do catálogo de lançamento que incluía Spider-Man: Miles Morales, Demon's Souls e Sackboy: Uma Grande Aventura.

Do lado da Xbox, os lançamentos têm sido mais escassos e menos aclamados do que os da PlayStation. A consola tem Halo Infinite, Forza Horizon 5, Pentiment, Grounded, Microsoft Flight Simulator, e As Dusks Falls. Há muitos jogos anunciados para o futuro, como Starfield, Everwilld, Hellblade 2, Forza Motorsport, entre outros, mas neste momento, a Xbox Series X permanece menos apelativa do que a PS5 nesta categoria.

Subscrições: PS Plus vs Xbox Game Pass

Uma vitória para a Microsoft. O Xbox Game Pass é o serviço mais completo e apelativo, principalmente porque os jogos first-party estão disponíveis no catálogo desde o primeiro dia, algo que nenhuma das modalidades do PlayStation Plus oferece. O Xbox Game Pass dá acesso ao EA Play, enquanto o PS Plus dá acesso aos Ubisoft Classics. No Xbox Game Pass precisas da versão Ultimate para jogar online, no PS Plus isso está incluído em todas as opções de subscrição.

O PS Plus Premium inclui cloud gaming, no entanto está limitado às consolas e PC. No Xbox Game Pass Ultimate, podes jogar no PC, nos smartphones, e até nas televisões da Samsung. No que toca à biblioteca de jogos de cada serviço, a do Xbox Game Pass é mais vasta e variada. A Sony já começou a apostar mais no PlayStation Plus com a chegada das versões Extra e Premium, mas ainda não conseguiu apanhar a Microsoft.

Funcionalidades

Ambas as consolas estão muito próximas nesta categoria. A PlayStation 5 recebeu este ano suporte para ecrãs com resolução 1440p, que a Xbox Series X já tinha desde o lançamento, e VRR (Variable Refresh Rate). Ainda assim, a consola da Microsoft ainda tem vantagem em algumas coisas. Uma delas é a sincronização automática de ficheiros de gravação. Podes jogar na Xbox One, PC ou mobile, e depois passar para a Xbox Series X, sem a preocupação de transferir ficheiros de gravação... é tudo automático. Na PS5 é manual.

A Xbox Series X também tem o quick resume, que te permite passar rapidamente do menu da consola para exactamente onde ficaste em vários jogos (ou seja, sem os ecrãs iniciais). Na PS5 o mais parecido que existe é quando colocas a consola em modo repouso com um jogo iniciado (por outras palavras, está limitado a um só jogo). Contudo, a PS5 leva vantagem na captura de vídeo a 4K. Na Xbox Series X esta funcionalidade depende de um disco externo se quiseres gravar mais do que 30 segundos (na PS5 podes gravar até 30 minutos).

Desempenho: qual é a consola mais poderosa?

Embora o SSD da PS5 lhe permita ter loadings mais rápidos na maioria das ocasiões, no que toca ao poder de desempenho a resposta permanece igual desde o lançamento: a Xbox Series X é a consola mais poderosa. Os 12.15 Teraflops da consola da Microsoft resultam frequentemente (mas nem sempre) em melhor desempenho e/ou resolução em jogos third-party. Uma vitória para o lado verde.

PlayStation 5 Xbox Series X
CPU 8x Zen 2 Cores a 3.5GHz
(frequência variável, com SMT)
8x Zen 2 Cores a 3.8GHz
(3.6GHz com SMT)
GPU 10.28 TFLOPs,
36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
12.16 TFLOPs,
52 CUs a 1.825GHz
Arquitectura do GPU RDNA 2 Personalizado
hardware com suporte RT
RDNA 2 Personalizado
hardware com suporte RT
Memória 16GB GDDR6 16GB GDDR6
Largura de Banda 448GB/s 10GB a 560GB/s,
6GB a 336GB/s
Armazenamento Interno 825GB NVMe SSD personalizado 1TB NVMe SSD personalizado
Velocidades 5.5GB/s (Raw),
8-9GB/s (Comprimido)
2.4GB/s (Raw),
4.8GB/s (Comprimido)
Memória expansível Slot NVMe SSD Cartão Expansível de 500 GB e 1TB
Armazenamento externo Suporte para USB HDD Suporte para USB HDD
Drive Óptica 4K UHD Blu-ray 4K UHD Blu-ray
HDMI 2.1 (4K/120Hz, 8K, VRR) 2.1 (4K/120Hz, 8K, VRR)

Comando: Dualsense vs Comando Xbox

O novo comando da Xbox (incluindo na Xbox Series X) é uma refinação de um design adorado pelos utilizadores. O Dualsense é um novo patamar no que toca a comandos de videojogos. A Sony encheu este comando de nova tecnologia como feedback háptico e gatilhos adaptativos para oferecer mais imersão e conseguiu o pretendido. Ambos são excelentes comandos, mas o Dualsense é o claro vencedor por trazer mais novidades e pelo suporte que tem recebido de produtores, tanto first como third-party.

Cross-Buy e Retro-compatibilidade

A política da Sony não tem sido a mais amigável para o consumidor. Depois de um esquema confuso que variava de jogo para jogo nos upgrades PS4 para PS5, a Sony estabeleceu um preço fixo de 10 euros nos títulos first-party. Na Xbox, todos os jogos first-party (e alguns third-party) incluem cross-buy sem custos, ou seja, tens acesso a todas as versões (Xbox Series, Xbox One e PC).

A Retro-compatibilidade na Xbox Series X também é superior à da PS5 (está limitada a jogos da PS4), dando acesso a uma quantidade generosa de títulos da Xbox 360 e Xbox Original. Uma vitória esmagadora para a Microsoft aqui.

Preço

Os consumidores estão habituados a que as consolas fiquem mais acessíveis com o tempo. No caso da PS5, aconteceu o contrário. A Sony aumentou o preço da consola em Agosto. A PS5 Standard ficou assim a custar 549 euros, e a edição digital 449 euros. A Xbox Series X permanece com o mesmo preço de lançamento: 499 euros.

Temos que dar a vitória neste campo à Microsoft, porque para além de não ter aumentado o preço da consola (pelo menos, por enquanto), a Xbox Series X inclui leitor de discos e é mais acessível do que a PS5 Standard (o modelo equiparável). A Xbox Series S não entra na equação porque tem hardware menos poderoso (por isso tem um preço considerável inferior) e não é uma comparação justa.

Expansão de Memória

A solução da Microsoft e da Sony para aumentar o espaço de armazenamento das consolas é diferente. A Microsoft escolheu um formato proprietário da Seagate. Por exemplo, o cartão de expansão com 500 GB custa 149 euros. No caso da PS5, é possível usar os mesmos SSDs M2 do PC, logo é mais fácil encontrar preços mais apelativos caso queiras expandir o armazenamento da consola. Ambas as consolas têm suporte para discos externos, mas só podes correr jogos da PS4 e Xbox One a partir de lá.

Personalização

Por último, eis que chegamos à questão da personalização. É um ponto menor perante tudo o resto, mas relevante para vários utilizadores - tenho visto nas redes sociais várias pessoas a personalizar as suas consolas. Apesar da Sony permitir oficialmente a personalização através da venda de faceplates em cores alternativas, é igualmente fácil encontrar soluções third-party para a Xbox Series X. Consideramos que é um empate.


Antes de concluirmos, gostaríamos de sublinhar que, apesar das suas diferenças, e de considerarmos que uma é melhor do que a outra (e vice-versa) em certas coisas, ambas são excelentes máquinas. Em suma, aqui está uma tabela com a consola que consideramos ser melhor em cada categoria:

PS5 Xbox Series X
Exclusivos 🏆
Subscrições 🏆
Funcionalidades 🏆
Desempenho 🏆
Comando 🏆
Cross-Buy e Retrocompatibilidade 🏆
Preço 🏆
Expansão de Memória 🏆
Personalização Empate Empate
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários