Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS5 terá SSD que reduz drasticamente os loadings

Spider-Man foi usado como exemplo.

Mark Cerny é o arquitecto da PlayStation 5, papel que desempenhou na PS Vita e na PlayStation 4, prometendo que a nova consola será uma revolução e não uma evolução.

Numa nova entrevista, Cerny falou sobre as especificações do hardware da consola de nova geração da Sony e sobre uma das principais preocupações que teve ao começar a planear a consola - os tempos de carregamento e o disco rígido.

Segundo revelado por Cerny, quando começou a planear a PlayStation 5 (ainda não é o nome oficial da nova consola), no Outono de 2015, pensou logo na possibilidade de ter um SSD. No entanto, afirma que a solução encontrada pela Sony é mais especializada do que implementar um mero SSD.

Para demonstrar a capacidade do SSD e da nova tecnologia implementada na PlayStation 5, Cerny iniciou Spider-Man da Insomniac Games na PlayStation 4 Pro e usou a funcionalidade de viagem rápida.

Foram precisos 15 segundos para Spider-Man reaparecer num novo local de Manhattan, após o ecrã de carregamento.

Após este exemplo, Cerny recorreu a um devkit da consola de nova geração, ligado a uma TV diferente e escondido, para executar o mesmo processo - que demorou apenas 0.8 segundos.

Desta forma, Cerny exemplificou de que formas o novo SSD da PlayStation 5 poderá tornar a experiência de jogo muito mais fluída e dinâmica para os teus jogos, mesmo em jogos de mundo aberto, como Spider-Man.

Cerny usou ainda Spider-Man para demonstrar como o SSD permitirá que o mundo seja gerado muito mais depressa na nova consola, até a velocidade com que o personagem se move pelo mundo poderá ser aumentada.

"Não importa o quão poderoso fiques enquanto Spider-Man, nunca conseguirás ser mais rápido do que isto porque é, simplesmente, o mais rápido que conseguimos ler os dados do disco rígido."

A PlayStation 5 será compatível com gráficos 8K e Cerny diz que o novo SSD da consola tem uma largura de banda superior à de qualquer SSD disponível actualmente para PC.

Esta demonstração de Cerny sugere ainda que a PlayStation 5 poderá ser retro-compatível com a PlayStation 4.

Read this next