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PS4 e Xbox One demasiado limitadas para o Oculus Rift

Criador do dispositivo descarta as consolas e dá primazia ao PC

O Oculus Rift promete oferecer um novo nível de imersão nos videojogos que nunca antes foi possível. Por enquanto, este dispositivo impressionante apenas está disponível forma de kit de desenvolvimento, mas a versão final que será vendida aos consumidores está cada vez mais próxima.

Esta experiência de realidade virtual está restrita aos jogos para PC, mas dentro de poucos dias, chegarão ao mercado as novas consolas da Sony e da Microsoft, mais poderosas que a PlayStation 3 e Xbox 360. Será que o poder extra das novas consolas garante o suporte para o Oculus Rift no futuro?

O Techradar colocou esta questão a Palmer Luckey, o criador do Oculus Rift, e se estavam à espera de desfrutar desta tecnologia da PlayStation 4 e Xbox One, a resposta não é positiva.

"As consolas estão muito limitadas para o que queremos fazer. Estamos a tentar fazer o melhor dispositivo de realidade virtual do mundo e queremos continuar a inovar e a melhorar todos os anos - continuando a fazer progressos internamente - e quando dermos grandes saltos queremos dá-los com o público," disse Palmer Luckey.

"As consolas estão muito limitadas para o que queremos fazer" - Palmer Luckey, criador do Oculus Rift

"O problema geral das consolas é que quando são lançadas, ficam bloqueadas a determinadas especificações durante muito, muito tempo. Olhem para os PCs que existiam há oito anos. Houve tantos avanços desde então. Agora olhem para o hardware de realidade virtual de hoje. Penso que o salto que veremos nos próximos quatro ou cinco anos será enorme, e a realidade virtual já é muito impressionante, requer renderização a elevadas resoluções a mais de 60 fotogramas por segundo em 3D".

Palmer Luckey chamou a atenção para os limites que já existem nas novas consolas, referindo os jogos que vão correr a 720p para atingirem a marca de 60 fotogramas em 2D.

"É difícil imaginar as consolas a correr uma experiência de realidade virtual ao par do PC. E certamente, dentro de cinco anos, as experiências da tecnologia de realidade virtual que estarão disponíveis no PC serão muito além do que uma consola consegue providenciar".

"Aquilo com o qual estamos mais entusiasmados - aquilo que é a direção central da nossa companhia - é tentar fazer algo que funcione em plataformas que estão a evoluir rapidamente e continuamente a ficar mais poderosas, as consolas não são isso".

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Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
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