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Propostas eShop Nintendo Wii U e 3DS

Fire Emblem, F-Zero, South Park, Picross, entre outros.

Picross e5 (3DS)

O já clássico da Jupiter Corporation regressa na sua quinta versão com mais de 150 novos puzzles para resolver. Na comparação com o anterior jogo não se encontram muitas diferenças. A apresentação, design e modos são em quase tudo idênticos. Todos os modos de jogo derivam do anterior: Micross, Mega Picross e Picross. O grau de dificuldade é variável e tanto serve novatos, para os quais existe um manual bastante clarificador, como para jogadores experientes e conhecedores da série, com a proposta Picross a tocar as preferências. Bom para períodos curtos de jogo, embora a ausência de novidades possa afastar os titulares de algum dos títulos anteriores

Lufia: The Legend Returns (Virtual Console 3DS)

Os amantes dos jogos de role play para a Game Boy devem conhecer este jogo da Neverland. O terceiro título de uma série originalmente criada para a Super Nintendo fica marcado por um significativo retorno às bases dos jrpg's. Com um design capaz de lembrar Pokémon mas também outros jogos como Gargoyle's Quest, aqui o jogador vai viajar entre cidades e combater monstros enquanto sobe de nível, adquirindo melhor equipamento a partir dos recursos obtidos. O desenho das cidades e personagens é bom para uma portátil 8-bit e a música não defrauda. Uma aventura clássica.

South Park Pinball (Nintendo Wii U)

No que toca à produção de mesas digitais de pinball, poucas produtoras chegam ao nível da Zen Studios, não só pelo licenciamento de séries como Star Wars, Marvel, Walkind Dead, entre outras, mas também pela qualidade das mesas, capturando muito bem o espírito dos filmes, séries e jogos. South Park Pinball não é diferente e tanto deixará satisfeitos os fãs da Zen Studios como os seguidores de Matt e Trey. Numa mesa altamente colorida, cheia de desafios e carregada de fan service, alcançar uma pontuação máxima é uma festa.

Boa parte do jogo requer a passagem de cinco modos, assim como o adicional Wizard. Para ajudar à festa existem ainda os multiplicadores de pontuação. Os conhecedores das mesas da Zen Studios sabem que tirar o máximo proveito de cada uma destas mesas requer algum tempo e sorte nas pancadas, mas esta mesa é divertimento seguro, embora com alguma moderação sobre a linguagem desbragada das personagens de South Park.

Pokémon Puzzle Challenge (Virtual Console 3DS)

Outro jogo de puzzles para a portátil da Nintendo e uma nova entrada para a Game Boy Color na série Panel De Pon, que se demarcou pela apresentação dos monstros de bolso. Trata-se de um jogo de puzzle na linha de Tetris Attack e Planet Puzzle League. O objectivo passa por mudar a posição, na horizontal de dois cubos de modo a criar linhas verticais com cubos da mesma espécie. Logrado o resultado os cubos fundem-se e desaparecem do ecrã, melhorando a pontuação. É um daqueles jogos muito simples mas eficazes e ao qual nos habituamos rapidamente. O jogo apresenta ainda cinco níveis de dificuldade e um modo aventura constituído por 13 batalhas.

Pokémon Pinball: Ruby and Sapphire (Virtual Console Wii U)

Uma alternativa da Jupiter, com os fofos monstros novamente em destaque, à mesa de pinball South Park. O jogo da Game Boy Advance apresenta duas mesas, correspondentes aos jogos Pokémon Ruby e Sapphire. Na comparação com as mesas da Zen Pinball estamos obviamente diante de uma produção bem mais modesta. As duas mesas encontram algumas equivalências, mas também visam desafios diferentes. Com vários modos de jogo disponíveis mas sem nunca tornar os processos demasiado exigentes esta opção é adequada para os jogadores ocasionais de flipers.

Fire Emblem: The Sacred Stones (Virtual Console Wii U)

Qualquer jogador dedicado de consolas Nintendo conhece muitas das preciosas produções da Intelligent Systems. Advance Wars, Paper Mario, Pullblox e o recém anunciado Code Name S.T.E.A.M, são apenas algumas das principais séries de que é autora. Da série Fire Emblem, ainda é a versão recente (Awakening) que faz a diferença, mas não se pode ignorar The Sacred Stones, para a GameBoy Advance. Um profundo rpg de natureza estratégica, com bom arco narrativo e personagens convincentes. A jornada é extensa e a quantidade de opções ao nível da vocação e equipamento das personagens torna a progressão mais interessante. Uma boa oportunidade para rever o primeiro jogo da série a chegar à Europa.

F-Zero GP Legend (Virtual Console Wii U)

Nos F-Zero clássicos (2D, versão SNES e GBA) tanto podemos fazer uma volta perfeita como na seguinte podemos entrar em completo desastre, caindo na classificação como quem cai de um prédio de 30 andares. F-Zero GP Legend (Suzak, 2004), não é excepção e põe qualquer jogador sobre aviso logo a começar. Sem o ilustre Captain Falcon como destaque, essa posição é atribuída a Rick Wheeler, um novo corredor nestas perigosas corridas galácticas. Existe uma boa variedade de modos, assim como desafios que testam ao extremo a perícia.

Hazumi (Nintendo 3DS)

Controlar uma bola em movimento num espaço quadrangular, apertado e pejado de obstáculos como serras é mais complicado do que parece, sobretudo quando o jogo nos obriga a rebentar blocos com a mesma cor. Hazumi parece um jogo simples, tal é a facilidade com que resolvemos os primeiros puzzles. Puro erro. Ao fim de uma vintena de níveis (existem mais de 100), começamos a suar, especialmente por força da sua estrutura labiríntica. O padrão dos níveis modifica-se com regularidade e rapidamente o simples acto de manobrar a bola com sucesso deixa de ser relevante, pois passa a ser necessário estabelecer uma ordem para desfazer todos os cubos, sem excluir momentos frustrantes pelo meio (que podemos contornar passando à frente) fruto do incremento de dificuldade. Ainda assim um jogo com alguma originalidade e óptimo para usufruir em pequenos intervalos.

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