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Produzir e promover AAA pode custar mais de mil milhões de dólares

CMA diz que os jogos Call of Duty custam mais de $300 milhões a produzir.

O desenvolvimento e marketing dos maiores jogos da indústria, os projetos AAA de grande escala, podem custar mais de mil milhões de dólares a algumas companhias, que gastam metade disso só na fase de produção.

Ao longo dos últimos anos, ouvimos várias editoras e estúdios a falar do aumento significativo nos custos da produção e lançamento de videojogos AAA, mas agora é a autoridade da concorrência do Reino Unido (CMA) a falar do assunto no seu mais recente relatório.

No documento, com mais de 400 páginas, no qual explica o porquê de bloquear a compra da Activision Blizzard, a CMA diz que jogos AAA modernos que estão em desenvolvimento e previstos para 2024 ou 2025 chegam ou até mesmo ultrapassam os $200 milhões, um aumento entre $50 a $150 milhões sobre os valores de 2016 e 2017.

The Callisto Protocol, um exemplo de um projeto AAA recente, custou mais de $162 milhões para produzir, e a CMA diz que os mais recentes jogos na série Call of Duty custaram mais de $300 milhões.

A CMA diz que em alguns casos, esse valor nem inclui as despesas de lançamento e marketing. Segundo a CMA, algumas editoras e estúdios forneceram relatórios onde constam custos de desenvolvimento entre os $80-$350 milhões e custos de marketing entre os $50-$380 milhões.

Uma editora, os nomes não surgem no documento público, revelou que gastou mais de $660 milhões para desenvolver um jogo e mais de $550 milhões no marketing.

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