Skip to main content

ATÉ 50% DESCONTO DIRETO SÓ NA WORTEN

De 7 a 13 de maio

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Produtor: Xbox Live Indie Games não vai sobreviver à next-gen

"A MS tem de admitir que tem sido um fracasso".

Segundo a produtora do jogo Privates e Ben There, Dan That!, o Xbox Live Indie Games (XBLIG) não irá sobreviver à transição da Xbox 360 para a próxima consola da Microsoft.

Em entrevista com o site Hookshot Inc, Dan Marshall, fundador da Size Five Games!, disse que a Microsoft tem de admitir que o canal XBLIG tem sido um fracasso.

Marshall foi ao encontro das declarações do site quando referiram que o XBLIG tornou-se num beco sem saída.

"Este é o meu trabalho a tempo inteiro por isso preciso de ter a certeza que estou a fazer dinheiro suficiente para viver," disse ele ao Hookshot.

"Eu costumava pensar bastante sobre se seria o marketing - muitos dos indies lançam os seus jogos e assumem preguiçosamente que o passa a palavra fará magicamente o resto, mas na verdade dá muito trabalho fazer com que as pessoas apercebam-se do teu jogo, ir até aos sites falar sobre ele, esse tipo de coisas... fazer com que as pessoas desembolsem o seu dinheiro para comprar o jogo."

"Por isso eu agora decidi falar sobre algumas das falhas do XBLIG; quer esteja no XBLA ou no XBLIG, se o jogo tiver análises fantásticas e muita cobertura será que assim mesmo vai vender? As pessoas não são estúpidas - se o Super Meat Boy fosse para o XBLIG depois de tanto alarido sobre o jogo será que continuaria a ter dado lucro? Ele está apenas num menu diferente!"

"No entanto eu não consigo ver o XBLIG a sobreviver à próxima Xbox, tu consegues? A Microsoft precisa de admitir que o XBLIG tem sido um fracasso, e tem de mudar para algo que esteja entre o XBLIG e o XBLA."

"Façam os jogos indie como deve de ser, tal como faz o Steam. Criem uma loja onde nem tudo possa lá ser posto, mas que haja poucas barreiras para se entrar e que haja uma selecção fantástica dos jogos e nada de porcarias. Será que é muito difícil? Certamente que eles podem contratar alguém para olhar para cada jogo, através do Google, tentando saber o que as pessoas andam a dizer e a fazer, uma espécie de controlo humano de qualidade."

"Acho que o que é mais irritante no canal XBLIG é que ele está a fazer um mau serviço para a reputação da indústria dos jogos indie."

Nos últimos meses o XBLIG tem vindo a sofrer de uma onda enorme de críticas dos produtores independentes.

Read this next