Giveaway Instant Gaming: Ganha Jogos e Gift Cards

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Produtor de Final Fantasy 16 explica o porquê de assinarem contrato de exclusividade PS5

Desfrutam de benefícios como forte suporte dos engenheiros da Sony

Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 16, disse que gostaria de desenvolver uma versão PC do seu novo RPG, mas será necessário mais do que 6 meses para o conseguir, tempo que excede o que foi imposto no acordo de exclusividade que assinaram para a PlayStation 5.

Em conversa com o 4Gamer, Yoshida voltou a ser questionado pela versão PC e explicou que não se trata apenas do dinheiro, mas também de um conjunto de benefícios para o desenvolvimento que outros projetos não conseguem.

"Primeiro, devido ao contrato de exclusividade temporária com a Sony Interactive Entertainment, Final Fantasy 16 não poderá ser lançado noutras plataformas durante meio ano após a chegada da versão PS5. Mas acho que muitos provavelmente não sabem o porquê de efetuarmos estes contratos," disse Yoshida.

Yoshida sabe que para as fabricantes de consolas, um exclusivo serve para aumentar o apelo da sua plataforma, mas para quem trabalha nos jogos os incentivos são diferentes.

"Do nosso ponto de vista, assinar um contrato com uma fabricante de hardware significa que vamos receber suporte técnico. Neste caso, estamos a desenvolver uma parte em conjunto com o grupo de engenheiros da SIE, que sabem tudo sobre o hardware, e prestam um generoso suporte para otimizar e outras coisas difíceis de lidar sozinhos."

Yoshida disse ainda que ao focarem-se numa só plataforma, podem dedicar mais tempo a otimizar Final Fantasy 16 e a corrigir erros, sem esquecer que a Sony vai ajudar a promover o jogo a nível global, poupando dinheiro à Square Enix.

"Além disso, vamos promover juntos o jogo a nível global, questiono quanto custaria isso em dinheiro? Ajuda na tecnologia e na promoção é muito bom se o conseguires ter."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Final Fantasy XVI

PS5

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários