Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Produtor de Diablo 2 critica Blizzard e defende a comunidade

"A Blizzard já não compreende os jogadores."

O anúncio de Diablo: Immortal para mobile chocou uma comunidade que desejava um Diablo 2: Remastered ou um Diablo 4 e o assunto tem dado que falar.

Se pessoas como o criador de Diablo defendem a Blizzard e pedem uma oportunidade para o jogo, outras juntam as suas vozes à comunidade e dizem mesmo que isto é um sinal de uma Blizzard que já não compreende os jogadores.

Mark Kern, ex-funcionário da Blizzard e produtor de Diablo 2, foi questionado pelos fãs sobre o que pensa da situação e acredita que a comunidade tem direito a expressar a sua desilusão.

Kern diz mesmo que não existem nenhum problema em anunciar um Diablo mobile, mas já seria de prever que uma audiência maioritariamente PC ficaria desiludida por não ter uma novidade na sua plataforma.

"Como fui produtor em Diablo 2, muitas pessoas estão-me a perguntar o que penso sobre o fisco Diablo: Immortal. Detesto dizê-lo, mas o que estás a ver é uma Blizzard que já não compreende os jogadores."

"Não há nenhum problema em ter uma versão mobile de Diablo. Na verdade, gostaria de ter uma como opção. Mas a forma como foi sugerido e apresentado e a incapacidade da gestão da Blizzard para prever as críticas deixou-me surpreendido. Antes, a Blizzard foca-se a sério nos jogadores."

Kern diz que a Blizzard tentou e bem reduzir o entusiasmo em torno de Diablo, mas "falou em antecipar que a sua audiência PC iria esperar...bem...um anúncio para PC. E seguir todo esse entusiasmo com um produto diferente é um momento com uma enorme sensação de engano."

O produtor de Diablo 2 diz que a Blizzard deveria ter apresentado um teaser do próximo projecto Diablo para PC e demonstrado conhecer os seus fãs, algo que não fez.

"Mas o que é revelador é que isto os surpreendeu. Esperavam críticas, mas não tinham um plano para isso. Não foram capazes de prever a onda. Qualquer jogador de Diablo poderia ter-te dito que isto iria acontecer."

Kern diz que nos tempos em que trabalhou na Blizzard, a própria equipa eram os maiores e mais exigentes fãs, "teria uma fila de programadores a dizer-me que isto era uma má jogada."

O problema não está numa comunidade tóxica, segundo diz, o problema está na má gestão da situação por parte da Blizzard e de uma cultura arrogante por parte da companhia.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Diablo Immortal

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários