Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Poderás jogar jogos PSOne, SNES, Megadrive nesta nova consola

RetroBlox procura financiamento no Kickstarter.

Embora nos últimos anos tenham sido lançadas consolas que te permitem jogar jogos de várias consolas clássicas, fica sempre a possibilidade de que uma companhia ofereça algo diferente neste campo. Um grupo de pessoas quer que isto aconteça e por isso anunciaram a RetroBlox, uma consola modular que irá correr jogos físicos da PlayStation, Super Nintendo, Megadrive, entre outras.

No site da RetroBlox é explicado que é um aparelho com "elementos modulares" onde poderás jogar jogos de diferentes plataformas retro com um modelo que descrevem como "emulação híbrida". Este método combina as vantagens da emulação de alto nível, com a compatibilidade do uso de hardware clone. Podes ler mais sobre esta nova consola aqui.

Os criadores da RetroBlox destacam que foi criada para quem quer uma plataforma para jogos a todos os seus jogos físicos de consolas clássicas. Desta forma, apesar da RetroBlox deixar armazenar parte da tua colecção na sua memória interna, não te deixa utilizar ROMS ilegais.

Exemplo dos módulos da RetroBlox.

Com esta medida procuram que os donos dos direitos dos jogos clássicos não vejam a RetroBlox com maus olhos. Esta medida vai também ao encontro da sua visão da consola ter sido criada para que os produtores possam vender os seus jogos através da RetroBlox.

Sendo uma consola modular poderás comprar partes adicionais dependendo dos jogos que estás interessado em jogar. Ou seja, a companhia oferecerá diferentes pacotes com diversos módulos para jogos da NES, SNES, Megadrive, Atari 2600, TurboGrafx-16, PlayStation, SEGA CD e TurboGrafx-CD. A intenção dos criadores da RetroBlox é que no futuro existam mais módulos.

Para que a RetroBlox se torne numa realidade, os seus criadores estão à procura de financiamento através do Kickstarter. Espera-se que a consola custe menos de 300 dólares num pacote que inclui um elemento modular e um comando Bluetooth. A campanha de financiamento vai ter início em Abril.

Antes de ficares entusiasmado é importante que tenhas em mente que isto não é uma novidade, no passado foram já várias as consolas semelhantes que estiveram à procura de financiamento e não cumpriram com as expectativas, por isso nada melhor do que investigares bem quem são os seus criadores, e depois, apesar da RetroBlox ser aquilo que os criadores prometem, não há nenhuma garantia de que seja compatível com mais consolas.

Read this next