Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PlayStation Studios e todos os jogos em desenvolvimento

Um plantel cada vez maior.

A PlayStation tem fortificado cada vez mais a sua marca graças à aquisição de uma série de estúdios que criam muitos jogos exclusivos para a sua plataforma.

Bend Studio, Bluepoint Games, Guerrilla Games, ou mais recentemente a Bungie são alguns dos estúdios que pertencem ao arsenal da PlayStation, e que fazem com que a sua consola tenha alguns dos melhores exclusivos do mercado.

Mas que estúdios são esses? Em que jogos trabalharam? O que virá no futuro? Estas são algumas das perguntas que vamos responder neste artigo, onde enumeramos todos os estúdios da PlayStation e respetivos jogos em produção.

Lista de todos os jogos em desenvolvimento dos PlayStation Studios

Ao longo desta página, podes verificar todos os estúdios que estão agora sob a alçada da PlayStation, incluindo alguns dos seus jogos e outras informações que poderão ser interessantes.

Vale a pena notar que estes estúdios produziram jogos que são considerados como alguns dos mais icónicos de sempre, incluindo The Last of Us, God of War, Gran Turismo, e Uncharted.

1. Bend Studio

A Bend Studio remonta já aos anos 90, tendo sido adquirida pela Sony PlayStation em 2000. O seu título mais recente é Days Gone, o jogo em mundo aberto repleto de zombies, mas o estúdio trabalhou no passado em Syphon Filter e na série Uncharted para a PS Vita.

A equipa confirmou que está a trabalhar em algo completamente novo que terá algum componente multiplayer.

2. Bluepoint Games

Fundada em 2006, a BluePoint Games foi adquirida pela PlayStation o ano passado e é conhecida maioritariamente pelos seus remakes de alta qualidade, como Shadow of the Colossus e Demon's Souls (o seu mais recente jogo). Lançaram também Blast Factor, o remaster God of War Collection para a PlayStation 3 e Metal Gear Solid HD Collection.

De momento, trabalham num conteúdo original e não num remake ou remaster de um videojogo existente como anteriormente.

3. Bungie

Conhecida por Halo e Destiny, a PlayStation comprou a Bungie em janeiro de 2022. Ao longo dos últimos anos, o estúdio tem-se dedicado quase exclusivamente à franquia Destiny, lançando múltiplas expansões que ainda hoje reúnem milhares de jogadores.

Tudo indica que Bungie e os seus jogos continuarão independentes, multiplataforma e sem exclusividade de conteúdo de qualquer tipo. Ainda assim, circula um rumor de que poderão estar a trabalhar num jogo mobile de Destiny.

4. Firesprite

Adquirida em setembro de 2021 pela Sony, a Firesprite tornou-se conhecida no mundo dos videojogos graças à franquia Wipeout, The Playroom e Run Sackboy! Run!.

No entanto, ao longo dos últimos anos, o estúdio tem dedicado os seus esforços para o mundo da realidade virtual, tendo trabalhado em múltiplos jogos como The Persistence, The Playroom VR ou, mais recentemente, Horizon Call of the Mountain.

5. ForwardWorks

A ForwardWorks é um estúdio especializado em jogos para mobile e de momento apenas para o mercado japonês. Trabalhou com algumas licenças conhecidas da PlayStation, como Arc the Lad ou Wild Arms, Everybody's Golf ou Disgaea RPG.

6. Guerrilla Games

A Guerrilla Games já é uma parceira de longa data da PlayStation, tendo sido adquirida em 2005. Trabalharam em jogos como Shellshock: Nam '67 e Killzone, mas foi Horizon Zero Dawn e a sua sequela Horizon Forbidden West que os tornaram num dos estúdios mais importantes da atualidade.

Vale a pena notar que o estúdio é também responsável pelo Decima Engine, onde Death Stranding foi construído. De momento, especula-se que a Guerrilla está a trabalhar num projeto multiplayer. Será um novo Killzone?

7. Housemarque

A Housemarque tornou-se propriedade da PlayStation o ano passado, pouco depois de lançarem Returnal, o jogo exclusivo para a PS5.

De facto, a colaboração entre a PlayStation e o estúdio finlandês já tem alguns anos; o seu primeiro sucesso foi Super Stardust HD na PS3, posteriormente adaptado para PSP, PS Vita e PlayStation 4. Mais tarde, o estúdio lançou Dead Nation, Resogun, Alienation e Matterfall. Ainda não sabemos exatamente qual será o seu próximo projeto.

8. Insomniac Games

A Insomniac é um dos principais estúdios da Sony, produzindo alguns dos exclusivos mais aclamados para a PlayStation.

O estúdio trabalhou em múltiplos jogos, incluindo Disruptor, Spyro the Dragon, Ratchet & Clank, Resistance, Sunset Overdrive e mais recentemente os populares Spider-Man da Marvel e Ratchet & Clank: Rift Apart.

O estúdio foi comprado pela Sony em 2019 e tem já grandes projetos agendados para o futuro como Marvel's Spider-Man 2 e Marvel's Wolverine.

9. London Studio

O London Studio é também um estúdio first-party da PlayStation, conhecido por criar experiências mais interativas como a saga SingStar e os periféricos EyeToy.

Fundado em 1993, o estúdio tem-se voltade mais para o VR nos últimos tempos, sendo o seu último jogo Blood & Truth para o PSVR.

10. Media Molecule

Comprada pela Sony PlayStation em 2010, a Media Molecule é responsável por algumas sagas e jogos bem populares como LittleBigPlanet, Tearaway e Dreams.

De momento, não sabemos ainda se têm outra aventura ou projeto mais tradicional em andamento, mas o estúdio mencionou que pretende apoiar Dreams durante anos.

11. Naughty Dog

Não só um dos grandes estúdios da Sony mas também um dos mais importantes de toda a indústria dos videojogos, a Naughty Dog é responsável por alguns dos melhores videojogos de sempre.

Adquirida pela PlayStation em 2001, a Naughty Dog criou múltiplas franquias emblemáticas que incluem Crash Bandicoot, Jak and Dexter, Uncharted e The Last of Us.

O estúdio lançou recentemente o remake The Last of Us Part 1 e está de momento a trabalhar no modo Factions do jogo, que lançará separadamente.

12. Pixelopus

A Pixelopus é ainda um estúdio pequeno no plantel da PlayStation, com apenas dois jogos no seu repertório; Entwined, que passou um pouco despercebido aquando do seu lançamento em 2014, e o mais recente Concrete Genie, um colorido jogo de ação e aventura que conquistou o coração dos jogadores.

Não sabemos ainda muito sobre o seu novo projeto mas está confirmado que usarão o Unreal Engine 5 e que estão a colaborar com a Sony Pictures Animation.

13. Polyphony Digital

Um dos estúdios principais da PlayStation Studios, a Polyphony Digital é conhecida essencialmente pela popular saga de condução Gran Turismo, cujo primeiro jogo remonta aos anos 90.

O seu mais recente jogo é Gran Turismo 7, lançado em março de 2022, que provavelmente ainda receberá apoio durante uns bons anos até a Polyphony Digital decidir lançar Gran Turismo 8 (ou outro spin off).

14. San Diego Studio

San Diego Studio é mais um estúdio first-party da PlayStation, conhecido essencialmente por MLB: The Show, a franquia de jogos de baseball.

Trabalharam este ano em MLB The Show 22, jogo publicado pela Sony Interactive Entertainment, mas ainda não sabemos o que o futuro lhes reserva: será que já estão a desenvolver MLB The Show 23 ou algo inteiramente diferente?

15. Santa Monica Studio

Santa Monica Studio é um dos alicerces da PlayStation, responsável por uma das sagas mais icónicas e veneradas do mundos dos videojogos: God of War.

Tendo lançado God of War em 2018 sob uma chuva de críticas positivas, o estúdio prepara-se agora para lançar a sua sequela, God of War Ragnarok, que é certamente o jogo mais esperado para 2022. Depois de Ragnarok, não sabemos ainda quais são as intenções do estúdio.

16. Sucker Punch Productions

Parte da PlayStation Studios desde 2011, a Sucker Punch trabalhou em sagas muito populares para a PlayStation que incluem Sly Cooper e a saga Infamous.

Depois de se dedicar à saga Infamous durante uns anos, de onde saíram três jogos, apostaram numa nova propriedade intelectual: Ghost of Tsushima. Este é o primeiro jogo da Sucker Punch com um tema histórico em mundo aberto, repleto de ação e stealth.

A Sucker Punch lançou recentemente a versão Director's Cut de Ghost of Tsushima, com conteúdos extra e optimizações para a PS5. Ainda não sabemos o que têm programado para o futuro.

17. Team Asobi

O último estúdio desta longa lista, a Team Asobi é responsável por uma das novas mascotes da PlayStation, Astro Bot. Este pequeno robot esteve em grande destaque no jogo exclusivo do PSVR, Astro Bot Rescue Mission, e mais recentemente em Astro's Playroom (incluído em todas as consolas PS5), que foi concebido para destacar as funcionalidades do Dualsense.

Ainda não sabemos aquilo em que o estúdio trabalha de momento, mas é possível que seja uma nova aventura com o Astro Bot.

Por enquanto, estes são os estúdios que fazem parte da PlayStation, mas não nos admirávamos se a lista ficasse ainda maior num futuro próximo. Qual o teu estúdio preferido?

Sobre o Autor

Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes