Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PlayStation 4 e Overwatch no topo dos EUA em Junho

NPD começa a registar vendas digitais num mês de grandes quedas.

O mês de Junho de 2016 fica marcado como o primeiro mês em que a NPD começou a incluir as vendas digitais nos seus dados mas apesar disto, a indústria registou uma queda em relação ao ano anterior. No mês de Junho, foram gastos $652.2 milhões em produtos relacionados com videojogos, o que representa uma queda de 22% em relação a Junho de 2015.

As receitas geradas pela venda de consolas foi de $181.5 milhões, uma descida de 42% em relação a 2015, as receitas geradas pela venda de jogos para consolas e portáteis foram de $322 milhões, uma descida de 20%, enquanto a venda de jogos físicos PC e Steam gerou $27.8 milhões, uma descida de 20%.

Como referido, os dados da NPD incluem agora resultados das lojas físicas, Xbox Live, PlayStation Network e Steam. No entanto, a NPD não recebe os dados de todas as editoras ou lojas alternativas, como a EA Origin, Battle.net e o Ubisoft Play, o que obriga a companhia a apresentar isto como uma imagem de uma indústria maior.

Batman: Arkham Knight fez com que Junho de 2015 fosse espectacular mas não deverá ser a única explicação. O anúncio da Xbox One Slim e da PlayStation 4 Neo poderá ter tido efeito nas vendas de Junho. Os consumidores optaram por esperar para comprar a Xbox One redesenhada, enquanto outros esperam para saber se a Neo sai mesmo em 2016 e se a actual baixa de preço.

Lego Star Wars: The Force Awakens e Mirror's Edge: Catalyst foram os grandes lançamentos do mês e conseguiram entrar para a lista dos 10 jogos mais vendidos em Junho de 2016 nos Estados Unidos da América. Como referido, esta lista inclui agora as vendas digitais através do Xbox Live, PlayStation Network e Steam:

  1. Overwatch (não inclui vendas da Battle.net)
  2. Grand Theft Auto V
  3. Lego Star Wars: The Force Awakens
  4. Doom 2016 (não inclui vendas digitais)
  5. Mirror's Edge: Catalyst
  6. Uncharted 4: A Thief's End (não inclui vendas digitais)
  7. NBA 2K16
  8. Call of Duty: Black Ops III
  9. Destiny: The Taken King
  10. Minecraft (não inclui vendas digitais)

Overwatch fou o grande vencedor, pelo segundo mês consecutivo, e de acordo com os analistas da NPD, também Uncharted 4: O Fim de um Ladrão teve um bom mês de Junho. No geral, os jogos que foram lançados em Maio tiveram uma boa prestação em Junho e isso significa que Doom esteve bem em Junho, tal como os outros dois jogos. Claro que Grand Theft Auto V já parece presença obrigatória na lista dos mais vendidos.

Call of Duty Black Ops 3, Destiny e Minecraft também parecem ter reservado lugar, sem esquecer o imponente NBA 2K16 que se tornou também num dos mais procurados.

Quanto às consolas, a Sony aclama vitória nos EUA durante o mês de Junho, mantendo o primeiro lugar desde Outubro naquele território, mas com uma descida de 42% em relação ao ano passado, não nenhuma das companhias deverá ter muitos motivos para sorrir. A Microsoft já havia referido que as receitas dos videojogos haviam descido 9% entre Abril e Junho, referindo uma descida na venda de consolas Xbox One.

No entanto, a NPD relembra que após 32 meses do lançamento, as vendas da Xbox One e PlayStation 4 estão superiores às da Xbox 360 e PlayStation 3, no mesmo período das suas respectivas gerações. A chegada da Xbox One S deverá animar as coisas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários