Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Platinum Games quer ser dona das suas futuras propriedades

Está a trabalhar em 2 projectos secretos.

Atsushi Inaba, director na Platinum Games, expressou o desejo da aclamada companhia Japonesa em tornar-se dona das suas futuras propriedades intelectuais, ao invés de trabalhar apenas em propriedades que pertencem a outros.

Na mesma entrevista onde confirmou que a Platinum Games está a desenvolver um novo jogo revolucionário, Inaba falou sobre como a companhia se está a preparar para lançar os seus próprios jogos e manter-se no controlo das suas propriedades.

NieR: Automata, um dos maiores sucessos da Platinum, pertence à Square Enix, Bayonetta pertence à SEGA (que consentiu o desenvolvimento de dois novos jogos à Nintendo), tal como Vanquish e Mad World.

Astral Chain, o próximo lançamento da Platinum, é outro exemplo - foi imaginado e concebido pela própria, mas o acordo com a Nintendo entrega a propriedade intelectual à editora.

Esta dependência de outras companhias permite à Platinum Games desenvolver os jogos que quer, mas pelo outro lado, remove qualquer direito a desenvolver mais jogos e é por isso que muitas séries ficaram adormecidas.

Inaba quer terminar com este ciclo e isso será feito com duas novas propriedades intelectuais, já em desenvolvimento, que pertencem em pleno à Platinum Games.

"É absolutamente verdade que existem casos onde queres criar uma sequela, mas se não fores dona da PI, não o podes fazer," disse Inaba.

"É assim tão simples e francamente, no caso de Bayonetta demorou-nos muito tempo e energia para chegar ao ponto onde podiam ser feitas sequelas. Não foi tão simples quanto pegar no telefone e pedir, 'hei, podemos fazer isto?' Existem muitas peças que têm de ser encaixadas e muitas negociações que tiveram de ocorrer."

O objectivo da Platinum é alcançar um ponto em que podem lançar as suas próprias criações, com total controlo das propriedades e livres para decidir se querem criar uma sequela.

No entanto, isso não significa que vão deixar de colaborar com outras editoras.

Inaba diz que existirá a possibilidade de colaborar com outras editoras em propriedades bem conhecidas, poderão até surgir casos onde os jogos são lançados em cooperação com a Platinum, sem afectar o interesse em lançarem os seus próprios jogos.

Read this next