Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Phil Spencer responde a críticas sobre o novo Sistema de Sanções

Agradece feedback e continuarão a melhorar.

Image credit: Xbox; Microsoft

No passado dia 15, foi anunciada a introdução de uma nova ferramenta no ecossistema Xbox, denominada "Enforcement Strike System" (Sistema de Sanções). Esta inovação tem como propósito avaliar a conduta dos jogadores dentro da comunidade e aplicar medidas disciplinares quando consideradas necessárias. O sistema visa manter um ambiente saudável e respeitoso para todos os membros da comunidade Xbox, assegurando que as interações se pautem por princípios de fair play e respeito mútuo.

Dentro do Enforcement Strike System, cada jogador terá a possibilidade de acumular até 8 sanções, cada uma delas resultando numa nova anotação no respetivo perfil e numa suspensão das funcionalidades sociais da Xbox durante um período variável. Caso a conta continue a cometer ofensas que tenham sido identificadas e confirmadas pela Xbox, poderá ocorrer uma suspensão permanente da conta.

É claro que é impossível agradar a toda a gente e, como tal, não surpreende que já tenham surgido críticas quanto à maneira como este sistema funcionará. Neste sentido, Phil Spencer já respondeu a algumas das preocupações levantadas por Ryan McCaffrey, editor da IGN, através de uma troca de mensagens no X. McCaffrey questionou o porquê de serem necessárias oito sanções para que alguém seja banido por um período de um ano, e essa questão foi tema de "conversa" entre os dois.

As dúvidas de Ryan McCaffrey:

Phil, porque é que são necessários OITO strikes para se conseguir um ano de suspensão? Aqui está a razão pela qual isso não faz sentido para mim, nas próprias palavras da Xbox:

"Em 2022, menos de 1% dos jogadores receberam uma suspensão temporária e apenas 1/3 deles receberam uma segunda. Os nossos dados mostram-nos que os jogadores normalmente param o comportamento inadequado após uma aplicação, aprendendo rapidamente o que é e o que não é aceitável com base nos Padrões da Comunidade Xbox e como interagir melhor na nossa plataforma."

Portanto, se menos de 1% dos jogadores são o problema, arruinando a experiência dos outros jogadores, então porque é que lhes são dadas tantas palmadas na mão antes de serem expulsos durante um ano?

A respostas de Phil Spencer:

Obrigado pelo feedback. O sistema de sanções foi concebido para dar mais poder aos jogadores e, como referiu, para criar um bom ambiente para as pessoas que cumprem as regras. Os strikes são atribuídos com base na gravidade das ações e podem resultar em mais do que um strike para uma infração.

O feedback é útil e tenho a certeza de que vamos continuar a aperfeiçoar o sistema. A visibilidade da forma como o sistema funciona, juntamente com os relatórios de transparência que publicamos, permitirá que as pessoas vejam os nossos progressos e a forma como os sistemas estão a funcionar. Trata-se de um tema importante.

Read this next