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Peter Molineux elabora o seu top 5 de jogos inovadores

Cada jogo significou uma abertura da indústria.

Num colóquio do evento BAFTA, o produtor de Fable 2 e e Black & White revelou os cinco jogos que, acredita, terão sido os mais revolucionários dos últimos vinte anos.

Para Molyneux o importante é que os produtores desafiem muitas ideias que se tenham estabelecido, argumentando que "as melhores inovações chegam do desafio às tradicionais fundações da experiência". Por isso alinha os 5 jogos invocados em função da realização dessa conclusão.

O primeiro título a ser sublinhado foi Dune 2, um primário RTS, que no entanto representou um importante papel por uma mecânica mais pausada e cerebral, para lá dos avanços para vários jogadores, que garantiam formas distintas de jogar.

O título seguinte foi Mario 64. Elencando Miyamoto como "um verdadeiro génio da indústria", logo destacou que o grande mérito de Mario 64 foi levar as plataformas para um universo tridimensional. Considera ainda ter sido o jogo precursor de outros como GTA IV.

De seguida alinhou no sentido peitoral de Lara Croft em Tomb Raider, sendo que a modelação de uma heroína, desmanchando a ideia de heróis habitualmente masculinos e musculados, perpetuou o imaginário de muitos adolescentes.

Halo foi a escolha seguinte, na medida em que significou a entrada dos FPS's nas consolas, introduzindo saúde regenerada e ao mesmo tempo que resolveu o problema da troca de várias armas, por limitar o jogador a duas armas.

Por fim a lista ficou completa com World of Warcraft, salientando o uso da função "carrot dangling" como forma de manter os jogadores no activo, tendo ele jogado para lá do nível 40.

O ponto transversal a esta lista é que cada título revolucionou e abriu a indústria a uma maior audiência. E acaba por ser uma preocupação que transporta para cada uma das suas produções. Constante inovação e pensamento criativo é algo que ele espera conseguir com Milo e Natal.

E para vocês, qual é o top 5 de jogos revolucionários?

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