Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Parlamento Europeu aprova lei que obriga USB-C em todos smartphones

Será aplicada até ao final de 2024.

A porta USB-C em todos os smartphones vai ser mesmo uma realidade na Europa.

Hoje o Parlemento Europeu anunciou que a medida foi aprovada com 602 votos a favor, 13 contra, e 8 abstenções. A lei procura reduzir o lixo eletrónico e dar poder aos consumidores para fazer escolhas mais sustentáveis.

Com a lei em vigor, a partir do final de 2024 todos os smartphones, tablets, e câmaras vendidas na Europa terão que ter uma porta USB-C. A partir da Primavera de 2026, a lei será aplicada também a computadores portáteis.

Os consumidores vão assim deixar de se preocuparem se têm um cabo ou carregador compatível com um dispositivo antes da sua compra.

Marcas como a Apple e a Samsung já deixaram de incluir os carregadores nas embalagens dos seus smartphones. No caso da Apple, é a única que ainda não adoptou o USB-C nos seus smartphones.

No comunicado, o Parlamento Europa constata também que "todos os dispositivos que tenham carregamento rápido terão agora a mesma velocidade de carregamento, permitindo aos utilizadores carregar os seus dispositivos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível."

Concordas com esta medida do Parlamento Europeu?

Marcado com
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários