Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pachter: As coisas estão mesmo más para a Nintendo

E lamenta que não tenham ouvido os seus avisos.

O analista comercial, Michael Pachter, da Wedbush Morgan, falou em tom de advertência com o Eurogamer, sobre o futuro da Nintendo após os seus desastrosos resultados financeiros.

Pachter lamenta que a companhia tenha ignorado os seus comentários sobre uma Wii HD para competir com a PS3 e a Xbox 360.

"Para a Nintendo sim, as coisas estão mesmo más. A Nintendo começou este ciclo com uma posição dominante no terreno das portáteis e tomou a decisão de não competir com a PS3 e a Xbox 360 em gráficos. Expandiram o seu protagonismo nas portáteis e a ideia de não lutar contra o resto funcionou. Cinco anos volvidos, continuam a dominar nas portáteis e nas consolas. No entanto a sua dinâmica acabou com a proliferação dos iPods e dos smartphones, e com a ultrapassagem das consolas HD."

O analista relembrou que falou da Wii HD tanto em 2009 como em 2010 porque já previa que isto ia acontecer. "Tenho muito respeito pela gestão empresarial da Nintendo e pensei que eles também se dariam conta disso. Ficou claro que não partilham a minha visão e que os resultados desta semana são consequência de manterem-se no oceano azul em vez de competirem no oceano vermelho," advertiu Pachter.

"Infelizmente, os resultados da Nintendo demonstram que o oceano já não é azul. Os tubarões já não andam em círculos. Eles estão a devorar a fatia de mercado que pertence à Nintendo. A Wii perdeu a sua dinâmica e foi ultrapassada pela Xbox 360 nos Estados Unidos e PS3 na Europa e Japão," apontou o analista.

De facto, segundo os dados internos da própria Nintendo, este ano a PlayStation 3 a consola mais vendida na Europa, a Xbox 360 a mais bem sucedida nos Estados Unidos, e a Wii teve apenas picos de vendas momentâneos devido à sua redução de preço em maio.

Read this next