Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PAC-MAN World Repac - diversão imediata

Remake relembra uma era de ouro para os jogos de plataformas 3D.
Eurogamer.pt - Recomendado crachá
PAC-MAN World Repac relembra o quão dourada foi a era dos jogos 3D de plataforma no final dos anos 90. Simples, mas divertido e com design engenhoso que te vai divertir enquanto dura.

Pac-Man World Re-Pac é o mais recente Remake de um jogo 3D de plataformas do final da década de 90, a era de ouro do género e repleta de títulos que ainda hoje são relembrados com carinho. O projeto da Bandai Namco, desenvolvido no Unity pela Now Production, é mais humilde do que outros esforços focados em títulos da mesma era, como os da Activision com Crash Bandicoot, mas consegue na mesma capturar a magia e encanto dos jogos que vibraram com imenso esplendor naquela era.

Enquanto remake de um jogo de 1999, Pac-Man World Re-Pac mostra um elevado grau de fidelidade ao original. O design de níveis não foi alterado, tal como os bosses e os conceitos pilares da interpretação da equipa sobre os jogos de plataformas nos primórdios do 3D, mas os visuais foram renovados, alguns inimigos sofreram retoques visuais, o gameplay foi afinado e os controlos otimizados.

Apesar disto, Pac-Man World Re-Pac preserva em pleno a identidade do original e é um daqueles casos em que ver as duas versões lado a lado permitirá perceber o que foi feito para o atualizar graficamente, mas ao mesmo tempo identificar que é o mesmo jogo, a mesma cena e o mesmo design. Isto é especialmente importante porque consegues sentir como o gameplay está moldado para os timings e não propriamente reflexos rápidos, algo que respeita o que era pretendido no original.

Pac-Man World Re-Pac é um jogo simples, mas altamente metódico e que exige bons timings para navegar pelos vários níveis. Em pouco mais de 4 horas consegues terminar esta experiência e terás vários momentos divertidos para relembrar, especialmente as boss fights que mostram segmentos gameplay diferentes (desde naves no espaço a corridas de karts).

Convém referir que se quiseres obter todos os itens especiais e desbloquear todos os segredos, terás um desafio maior e mais tempo de jogo, sendo essa a forma que o jogo deve ser jogado para melhor perceber o que os criadores pretendiam deste design de plataformas 3D que brinca com a perspetiva e profundidade. Se hoje isto é banal, na altura era genial.

Os níveis de Pac-Man World Re-Pac ficam progressivamente mais longos, complexos e fazem uso mais engenhoso da perspectiva e profundidade para te desafiar, com a constante necessidade de medir os timings dos movimentos para não perder vida atrás de vida. Existem 6 áreas diferentes com 4 níveis cada e a sua própria temática. Algumas zonas incluem um ou outro elemento específico introduzido no design dos níveis para dificultar os saltos entre plataformas, mas o conceito básico do gameplay é transversal.

Pac-Man World Re-Pac poderá apresentar-se como um jogo simples e demasiado direto para os dias de hoje, mas sentirás gosto em conquistar perante os maiores desafios. A construção dos níveis assenta em apanhar fruta espalhada pelos cenários, muita dela escondida, que te permitirá abrir portas com itens especiais ou as letras do nome do protagonista para maior pontuação.

No entanto, na esmagadora maioria das situações, a fruta ou item necessários para abrir essa porta está mais à frente. Isto obriga-te a ter atenção redobrada pois terás constantemente de recuar e enfrentar novamente um segmento de plataformas ou inimigos. O ligeiro back-tracking torna os níveis mais desafiantes para obter tudo e é intuitivo, o que reforça o valor da experiência.

Com gráficos atuais e controlos refinados para a era moderna, Pac-Man World Re-Pac não recebeu qualquer artificialidade para se tornar mais difícil ou demorar mais tempo. A Bandai Namco não desvirtuou a experiência lançada na PS1 e optou por uma homenagem que vai relembrar rapidamente o quão fantásticos eram aqueles jogos. Se não te importas com a curta duração e queres um jogo de plataformas simples, mas com engenho suficiente para te deixar entretido e com um sorriso na face, Pac-Man World Re-Pac é jogo para ti.

Prós: Contras:
  • Uma lembrança das relíquias do final dos anos 90
  • Gameplay simples, mas engenhoso e divertido
  • Relembra quando a profundidade e perspetiva 3D influenciavam o gameplay
  • Boss fights muito divertidas
  • Encontrar todos os segredos dá boa sensação de recompensa
  • Dura pouco mais de 4 horas
  • Graficamente, existem momentos menos bem conseguidos

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Sobre o Autor

Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários

More Análises

Artigos mais recentes