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Outono em Tóquio

A reentrada e Monster Hunter 4.

Agosto foi um mês que representou muito bem a realidade Japonesa no que diz respeito à indústria dos videojogos. A 3DS da Nintendo vendeu um total combinado de 264,804 unidades enquanto a segunda consola mais vendida ficou-se "apenas" pelas 75,665 unidades, sendo ela a PlayStation 3. O reinado das portáteis é espantoso e principalmente centrado na Nintendo, com ocasionais picos da rival PlayStation Vita da Sony. A 3DS e a PS3 são sem quaisquer dúvidas as duas plataformas mais bem sucedidas da atualidade no Japão e um olhar para os jogos mais vendidos provou isso mesmo, JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle vendeu 425,718 em meros dias e no decorrer do mês foram os jogos Nintendo 3DS que mais vendas amealharam.

Isto num mês tradicionalmente mais calmo, o que serve bem para mostrar as forças das plataformas e das suas ofertas. Capazes de construírem vendas sólidas e estáveis ao longo das semanas pós-lançamento. Para os que se interessam por este mercado nem sequer é preciso dizer, aqui as vendas consistem de jogos específicos, característicos e bem loucos como só os Japoneses sabem fazer. Novas propriedades intelectuais não tem quaisquer problemas em passar de outros meios para os videojogos e os géneros são os mais loucos que podem imaginar. De certa forma é também todo ele diferente porque além do consumo vincado de produtos internos, os jogos de desporto dificilmente cativam (um desconhecido jogo de Baseball consegue igual ou maior sucesso que FIFA) e os jogos de tiro na primeira pessoa parecem não "colar" perante os Japoneses.

Mas então e quanto à reentrada? Aquele mês de Setembro em que os lançamentos recuperam um ritmo mais forte e começa a corrida de jogos a chegar às lojas que só termina algumas semanas antes do Natal. No Japão muitos títulos de destaque chegam mesmo na semana do Natal para aproveitarem o espírito consumista que reina no país e no mundo inteiro mas tudo começa aqui em Setembro. Quais os jogos que quiseram estar presentes quando voltamos ao trabalho e à escola? Os jogos que estavam prontos mas preferiram passar as férias nos armazéns mas que também não queriam sofrer concorrência mais aguerrida ainda mais perto do Natal? Quais as consolas que beneficiaram de uma melhor qualidade e ritmo de lançamentos?

Convém referir que a 9 de Setembro a Sony Japan anunciou a PlayStation Vita 2000 para ser lançada no Japão a 10 de Outubro e a PlayStation Vita TV para ser lançada no Japão a 10 de Novembro. Isto numa conferência pré-Tokyo Game Show, que decorreu de 19 a 22 de Setembro, e que apresentou vários jogos para o futuro da Vita. Por essa mesma altura a Nintendo ia beneficiando do sucesso de Monster Hunter 4, o incontornável nome neste mês de Setembro como vamos ver mais à frente, e preparando o lançamento de Wind Waker HD na Nintendo Wii U. Estes eram os principais focos noticiosos no mês de Setembro para o Japão e tal tem o seu reflexo nas tabelas de vendas.

Vendas das consolas em Setembro no Japão:

  1. Nintendo 3DS XL - 508.934 (Mês anterior: 189.138)
  2. Nintendo 3DS - 140.681 (75.665)
  3. PlayStation 3 - 48.067 (58.853)
  4. PlayStation Vita - 24.520 (56.977)
  5. Nintendo Wii U - 22.438 (35.856)
  6. PSP - 21.473 (25.883)
  7. Wii - 3.771 ( 5.343)
  8. Xbox 360 - 1.566 ( 983)

Apenas três sistemas conseguiram aumentar as suas vendas, a Nintendo 3DS XL e a original 3DS, para um total conjunto de 649.615 (comparado com os respetivos 264.804 do mês de Agosto) e a Xbox 360 que saltou de 983 unidades vendidas para 1.566. Os números expressam de forma bem clara a realidade Japonesa e não é preciso procurar muito para encontrar as respostas. O lançamento de Monster Hunter 4 na Nintendo 3DS, juntamente com os bundles XL, causaram um impacto estrondoso, a falta de lançamentos de alto perfil na PlayStation 3 e PlayStation Vita fizeram com que o ritmo abrandasse e nas restantes sentiu-se uma tendência que pode ser considerada normal quando o foco vai para um sistema específico ao longo da maioria do mês.

A PlayStation Vita pode ter sido ainda alvo de um sentimento adverso ao desejado quando a SCEJ anuncia a 9 de Setembro que passado um mês os Japoneses iriam ter uma nova versão da portátil. O declínio nas vendas é acima dos 50% e parece ser um bom indicador que o público ficou encantado com a nova Vita-2000, ou então que os lançamentos simplesmente não agradaram por completo. De igual forma deverá ser até perturbador para a própria Sony ver que a PSP consegue colocar mais jogos entre os 10 mais vendidos e que até vende mais unidades de software que a irmã mais nova.

Com a notícia que a PlayStation 4 só chegará em Fevereiro de 2014, sabendo que a Xbox One não tem data de lançamento e que a Nintendo Wii U ainda não tem o ritmo de lançamentos que desejariam, os Japoneses continuam a investir nas mesmas consolas de forma que se vai tornando até previsível. A Nintendo 3DS domina incontestável excepto por ocasionais picos específicos por parte da PlayStation 3, Vita ou até Wii U. O mercado Japonês é altamente dedicado às portáteis e a Nintendo atualmente tem uma filosofia firme, um catálogo forte, e uma previsão de lançamentos sem rival.

Quando temos todas as consolas da Nintendo somadas a vender quase 6x mais que as consolas da Sony em conjunto percebemos que uma está a fazer algo que a outra não está. O consequente sucesso parece provar isso mesmo, que as filosofias e produtos da Nintendo (mais especificamente a 3DS claro) estão perfeitamente adequados para o que o público Japonês quer e precisa.

Vendas de jogos em Setembro no Japão:

  1. [3DS] Monster Hunter 4 (Capcom. 09/14/13) - 2.875.616
  2. [PSV] The Legend of Heroes: Sen no Kiseki (Falcom. 09/26/13) - 81.622
  3. [PS3] Warriors Orochi 3 Ultimate (Tecmo Koei. 09/26/13) - 80.498
  4. [PS3] The Legend of Heroes: Sen no Kiseki (Falcom. 09/26/13) - 67.718
  5. [PS3] Armored Core: Verdict Day (From Software. 09/26/13) - 59.184

Nas tabelas dos mais vendidos conseguimos constatar que a PSP conseguiu colocar 5 novos jogos enquanto a PlayStation Vita colocou 4 (destaques para Killzone: Mercenary e The Legend of Heroes: Sen no Kiseki) mas sem quaisquer possibilidades de competir contra pesos tão pesados e sonantes quanto Monster Hunter 4 que despachou 2.875.616 unidades em aproximadamente duas semanas. Isto sem colocar ao seu lado o resto do catálogo atual da 3DS que vai vendendo consolas: jogos como Tomodachi Collection, Mario and Luigi, Animal Crossing, Disney Magical Castle ou Youkai Watch.

Jogos claramente mais direcionados para os gostos Japoneses e cujo sucesso o demonstram categoricamente. Na Nintendo Wii U tivemos apenas The Legend of Zelda: The Wind Waker HD a conseguir entrar para os mais vendidos com 30.264 vendidas desde que foi lançado a 26 de Setembro. Apesar de todo o sucesso que uma série como Armored Core tem no Japão, quando um novo lançamento seu consegue vender mais que um novo Zelda é um sinal de que algo não corre como esperado.

A PlayStation 3 teve jogos como Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle, Splinter Cell: Blacklist, Dead or Alive 5 Ultimate, ou Battle Princess of Arcadias mas não foram suficientes para elevar as suas vendas. Que o digam jogos como Puppeteer ou BPA que pareciam prontos para bem mais. Entre novas entradas em séries de renome e novas propriedades intelectuais, Setembro deu ao Japão alguns produtos bem interessantes.

A PlayStation 3 conseguiu mesmo ser a maior rival da Nintendo 3DS no Japão e a única plataforma a conseguir bombear de forma consistente jogos para a tabela dos mais vendidos. Se na segunda semana a 3DS conseguiu colocar 7 entre os 10 mais vendidos, a PlayStation 3 conseguiu na quarta semana colocar 5 entre esses 10 mais vendidos, ficando a ideia que os jogos 3DS empurravam para baixo os da PS3, ou vice-versa, de semana para semana.

Outubro parece pronto para ser uma repetição deste mês de Setembro, novos jogos Pokémon, Monster Hunter 4 ainda em alta, a nova Nintendo 2DS e quem sabe até uma ou outra surpresa. Será interessante ver se a Vita-2000 agita o mercado e se algum lançamento causa qualquer tipo de furor. Até lá vamos acompanhando os principais focos de informação para tentar descortinar como o Japão vai encarando a indústria e como o mercado progride.

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