Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os serviços por subscrição poderão desvalorizar os conteúdos, diz analista

Terá mais potencial em mercados menos desenvolvidos.

Mat Piscatella, analista da NPD Group que mensalmente revela dos dados com as consolas e jogos mais vendidos nos Estados Unidos da América, acredita que a crescente popularidade dos serviços por subscrição poderá trazer riscos para a indústria.

Recentemente, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, comentou com o GamesIndustry que a transição para o formato digital nesta geração gerou algum nervosismo e trepidação, mas os resultados são incrivelmente positivos.

Piscatella reagiu dizendo que apenas o mercado físico poderia ficar nervoso com a transição pois "as editoras apostaram tudo no digital desde o primeiro dia. Maiores margens ao mesmo preço."

No entanto, expandindo para uma das mais populares temáticas da actualidade, Piscatella diz que o foco nas subscrições digitais poderá representar um risco para o mercado dos videojogos.

"O risco das subscrições está na potencial desvalorização dos conteúdos, um problema que o crescimento da distribuição digital não enfrentou," diz Piscatella. "Baseia-se numa expansão significativa do número de jogadores, o que poderá ser um desafio quando metade dos jogadores de videojogos nos Estados Unidos jogam exclusivamente jogos gratuitos."

"A indústria apostar em grande nas subscrições e streaming tem uma enorme oportunidade em termos globais, particularmente em mercados menos desenvolvidos em termos de videojogos. Mas não posso deixar de ver o risco da desvalorização dos conteúdos em mercados gaming mais maduros como os Estados Unidos, onde 71% da população já joga videojogos."

Piscatella diz que, enquanto consumidor, está contente com o valor que os serviços por subscrição apresentam, mas enquanto analista, sente que será um desafio a enfrentar em alguns mercados, a enorme quantidade de conteúdos poderá criar uma desvalorização dos conteúdos.

"Dito isto, enquanto consumidor estou muito contente com o valor em oferta na maioria dos serviços por subscrição no mercado. Uma incrível quantidade de conteúdo disponível por um baixo preço, tanto que é difícil acompanhar todos os novos jogos que ficam disponíveis. Mas é precisamente aí que está o desafio."

Será que os serviços por subscrição vão criar um risco para a indústria dos videojogos e gerar dificuldades?

Read this next