Os remasters da Capcom que queremos ver
A companhia diz que vai reforçar esta aposta. Podemos ao menos escolher?
Recentemente, a Capcom voltou a afirmar que vai insistir nos Remasters, tal como havia feito há dois anos atrás. É uma forma de apresentar jogos que os jogadores querem jogar sem investir grandes recursos e dinheiro no desenvolvimento. É algo totalmente compreensível quando pensamos que Resident Evil 7 enviou para as lojas 3.5 milhões de unidades enquanto os remasters PlayStation 4 e Xbox One de Resident Evil 4, 5 e 6 conseguiram perto de 3 milhões de unidades e certamente custaram muito menos à Capcom. Os remasters parecem ser inevitáveis, especialmente porque os lucros parecem justificar, mas se eles vão existir, será que podemos escolher?
Apesar de reforçar a intenção de lançar mais remasters, a Capcom ainda não revelou quais os jogos ou séries que serão alvo de conversões para as actuais consolas. Outro elemento curioso é que na sua mais recente conferência com os investidores, a Capcom também afirmou que a Nintendo Switch faz parte das plataformas que receberão os seus jogos multi. Isto significa que, possivelmente, além das versões PlayStation 4, Xbox One e PC, a híbrida da Nintendo poderá receber versões HD de jogos da Capcom e abrir o potencial para novas formas de os jogar.
As vendas dos mais recentes Remasters, especialmente os da série Resident Evil, motivaram a Capcom a investir em mais renovações, para um novo público dizem, mas seria bom ter uma palavra a dizer no que será apresentado. Perante esta inevitabilidade, eis a nossa lista de séries/jogos que gostaríamos de ver remasterizados
Dino Crisis: Trilogia
Este é um clássico para todos os jogadores que tiveram o prazer de o jogar na PSone. Promovido como um Resident Evil com dinossauros no momento de maior força da série da Capcom, Dino Crisis foi um incrível jogo que deslumbrou os seus jogadores. Criado pelo lendário Shinji Mikami, sim o mesmo criador de Resident Evil, apostava no mesmo tipo de atmosfera, no mesmo desconforto e no mesmo tipo de gameplay. Os zombies davam lugar aos dinossauros e nascia um ícone da Capcom: Regina.
Tendo em conta a sua idade, provavelmente exigiria mais um Remake do que propriamente um Remaster, mas ainda assim ficamos a pensar neste série que está adormecida. Desde 2003, com o lançamento de Dino Crisis 3 na Xbox original, a série não mais regressou e parece perfeita para ser ressuscitada. Quem sabe até como ponto de partida para um reinício ou um quarto título. O segundo jogo inclui viagens no tempo e temáticas ainda mais estranhas, sempre com os dinossauros em destaque.
É uma série complicada de ressuscitar mas se a Capcom está a preparar vários Remasters, pelo menos que passe algum tempo a ponderar o que pode fazer com a série Dino Crisis.
Onimusha - A série Completa
Esta é provavelmente a série cujo desaparecimento mais magoa. Quatro jogos épicos que marcaram os fãs a cada novo lançamento, repletos de qualidade e de grande envergadura. A série Onimusha não devia ter sido tão facilmente esquecida e a Capcom deveria ter sido levada a tribunal por este crime tão grave.
Tal como Dino Crisis, Onimusha nasceu da vontade de ramificar e aproveitar sobre o sucesso de Resident Evil. Se Dino Crisis era um Resident Evil com dinossauros, Onimusha era um Resident Evil no Japão Feudal. A ideia resultou de forma estrondosa e além dos incríveis visuais, que combinam personagens 3D com ambientes CG, Onimusha apresenta uma história épica, um personagem com estilo, e vilões que dá gosto enfrentar.
Onimusha merece regressar e merece um novo jogo. É uma série tão boa que se torna complicado escolher qual o favorito, já que todos têm os seus pontos interessantes. Não é à toa que a chegada de NiOh despertou suspiros de nostalgia entre os adeptos desta série da Capcom. Mais do que isso, o sucesso do exclusivo PlayStation 4 da Koei Tecmo provou que existe mercado para experiências nos moldes de Onimusha.
Power Stone - Dual Pack
Esta é uma escolha principalmente motivada pela possibilidade dos remasters da Capcom chegarem agora à Nintendo Switch. A híbrida da Nintendo parece perfeita para um jogo como Power Stone. Um ícone da DreamCast, Power Stone da Capcom foi um dos principais responsáveis por vender consolas no lançamento. É um fighting game rápido, divertido e altamente acessível. O seu elenco de personagens é altamente interessante e os visuais estilizados resultam muito bem.
Além de uma história interessante, pedras poderosas incentivavam lutadores a viajar pelo mundo em pleno século 19, Power Stone desfrutava de um gameplay simples, cujas regras motivavam os jogadores a ser melhor que o adversário. Os visuais estilo anime, especialmente os personagens, a graciosidade e espectacularidade dos seus movimentos ainda hoje deixam belas memórias.
Power Stone foi lançado em 1999 e tornou-se num sucesso instantâneo. Deu origem a uma série anime e a uma sequela, em 2000. Mais tarde foi recuperado na PSP, em 2006, e desde então que ficou nas águas do esquecimento. É provavelmente uma das mais entusiasmantes propriedades intelectuais da Capcom.
Viewtiful Joe - Dual Pack
Antes de se tornarem nos feiticeiros conhecidos por Bayonetta ou Vanquish, Hideki Kamiya e Atsushi Inaba trabalharam com a Capcom em jogos como Okami e Viewtiful Joe. Basta perguntares a qualquer pessoa que tenha jogado o original ou a sequela, e certamente te dirá que é um jogo mesmo Viewtiful. Lançado em 2003 na Nintendo GameCube (a sequela chegou em 2004), Viewtiful Joe já demonstrava em pleno e com incrível brilhantismo todo o esplendor que viria a tornar-se na imagem de marca da Platinum Games.
Os visuais estilizados e excêntricos, o gameplay repleto de conceitos sensacionais (um beat' em up side-scrolling com mecânicas originais que desafiavam o convencional) e a personalidade de todo este universo, sem esquecer o estilo, fazem dele um clássico intemporal. É mais uma pedra preciosa que jaz adormecida nas estantes da Capcom.
Talvez a Capcom pudesse aprender algo com a SEGA e o recente lançamento de Bayonetta no Steam, tal como a iminente chegada de Vanquish, dois jogos da Platinum Games que nasceu como Clover Studio. Os Viewtiful Effects não podem ficar esquecidos e qualquer fã da irreverência Platinum Games merece jogar estes dois jogos.
A Capcom parece mesmo disposta a lançar mais Remasters, como já referido, o sucesso dos que lançou foram o suficiente para incentivar esta postura. No entanto, quais os jogos que gostarias de ver de alguma forma melhorados?