Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Lista completa dos Melhores Jogos de 2023

Isto é 5 Estrelas!

O ano de 2023 foi especialmente eletrizante para os videojogos, ao longo do qual demos por nós a pensar em como seria possível arranjar tempo para jogar tanto trabalho maravilhoso que estava a caminho. Provavelmente é impossível encontrar alguém que jogou todos os jogos que queria, facilmente encontrarás quem esteja ainda a jogar um jogo mais recente e encostou inúmeros outros da primeira metade do ano. Foi avassalador.

Aqui na equipa do Eurogamer Portugal ainda temos diversos jogos deste ano que vão deslizar para 2024 e esta lista foi criada a partir das análises escritas ao longo destes 12 meses. Curiosamente, 10 jogos receberam a nota máxima, antes e depois da troca do nosso sistema de classificação, o que tornou fácil criar esta lista que apresentamos.

Devo referir que estas não são as escolhas pessoas de cada membro, essas surgirão mais tarde, mas sim os Melhores Jogos de 2023 de acordo com as Reviews do Eurogamer Portugal e não de um membro específico. Além disto, devo dizer que não, não jogamos e nem estamos a jogar Baldur's Gate 3 e tentaremos resolver isso em 2024 com a chegada da versão física.

Sabemos que as vossas opiniões são diferentes e que existem inúmeros outros jogos que preferiam ter numa lista destas, mas num ano como 2023 é uma tarefa especialmente dura e espero que te possas identificar com estes títulos que foram destacados pela sua excelência:

Os Melhores Jogos de 2023 (Reviews do Eurogamer Portugal)

Dead Space Remake (Obrigatório)

O original é elogiado como uma obra-prima do género e o remake chegou para ocupar um lugar similar na era moderna. É um jogo de terror e ação que deve ser visto como uma referência para todos os adeptos deste tipo de jogo. Seja pela qualidade visual, sonora ou a execução do gameplay, é um remake que transporta para a era moderna uma experiência de soberba qualidade.

Metroid Prime Remastered (Obrigatório)

O remaster Nintendo Switch deste clássico Gamecube veio mostrar que, apesar de inspirar diversos trabalhos nos anos seguintes, ainda não há nada como o original da Retro Studios. É um momento de ouro na história da Nintendo e um jogo que ainda hoje é espetacular. Desafia como poucos conseguem hoje em dia e aplica o conceito Metroidvania a espaços 3D como poucos conseguiram imitar desde então.

Octopath Traveler 2 (Obrigatório)

Sem a popularidade de outras séries da Square Enix, Octopath Traveler 2 mostra a companhia japonesa no seu melhor. Imaginado como uma carta de amor aos clássicos da década de 90, a sua estética e sistema de combate são deslumbrantes. Junta a isto um bom leque de personagens, maravilhosa banda sonora, bom enredo e estrutura, e tens aqui uma receita de pura magia.

Resident Evil 4 (Obrigatório)

A expectativa era mais do que muita e a Capcom não desiludiu, o remake de Resident Evil 4 é um regalo para as vistas e um jogo incrivelmente divertido de jogar. É tenso na medida certa, repleto de ação e com um gameplay que te relembra a todos os instantes o porquê de estares tão apaixonado por esta louca série. É excentricidade japonesa.

Ver no Youtube

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (5 Estrelas)

A obra que superou Breath of the Wild, curiosamente, construída sobre o seu esqueleto. Tears of the Kingdom é tudo o que a anterior obra deveria ter sido, com um espetacular gameplay quase infinito no qual o conceito Minecraft é aplicado a The Legend of Zelda. Usa as ferramentas ou mecânicas e cria as formas de progredir, com uma genial liberdade, enquanto conheces um forte foco na narrativa que vai além do que vimos no anterior. Arte e magia em forma de videojogo.

Street Fighter 6 (5 Estrelas)

Após tantos anos a imaginar como seria esta série após Street Fighter 5, a Capcom apresentou-nos o sexto título numerado e conquistou-nos. Street Fighter 6 é um jogo irreverente, excêntrico e com um gameplay tão afinado que se torna numa expressão artística. Modos como World Tour mostram a ambição da Capcom e as formas como consegue expandir este nome muito além de um jogo de combate.

Pikmin 4 (5 Estrelas)

O senhor Shigeru Miyamoto desfrutou de um emocionante 2023 e Pikmin 4 é um dos seus diversos momentos de destaque. A arte do "Dandori" passou de um termo japonês a curiosidade global pela forma como foi usado para desenhar Pikmin 4, equilibrado para maior acessibilidade, mas ainda assim capaz de desafiar o jogador a assimilar o conceito de planear com grande antecedência. É mais um exemplo do génio desta lenda japonesa dos videojogos.

Mortal Kombat 1 (5 Estrelas)

No meio de uma kontroversa monetização excessiva está um jogo de luta kom gráficos espetakulares e um gameplay acessível, mas kom profundidade suficiente para obter mais destes kombates. Graficamente espetakular, com modos singleplayer divertidos e a karacterístika violência, Mortal Kombat 1 é um jogo que merece imensos elogios.

Spider-Man 2 (5 Estrelas)

Os videojogos servem para satisfazer vários propósitos, desde alimentar o intelecto a passar o tempo, mas desde a sua gênese que o maior deles é divertir. A simples capacidade de divertir instantaneamente do início ao fim é uma forma de arte e a Insomniac domina-a como poucos, especialmente quando entrega visuais de excelente qualidade jogo após jogo. Spider-Man 2 é um hino à diversão e um dos momentos de alto gabarito em 2023.

Super Mario Bros. Wonder (5 Estrelas)

O regresso de Super Mario num novo jogo de deslocação lateral foi assinalado como um dos melhores momentos gaming de 2023 e uma forma muito engenhosa de entregar aos jogos 2D uma qualidade capaz de rivalizar com os maiores feitos dos jogos 3D da personagem. Mais de 6 anos após a chegada de Odyssey, temos um novo Super Mario original e os motivos para sorrir são mais do que muitos.

Ver no Youtube

Outros destaques de 2023

Além destes títuloss que receberam a nota máxima em 2023, antes e depois da transição para estrelas, escolhemos ainda outros 10 jogos que ficaram muito perto de receber a nota máxima, mas que por um motivou ou outro apenas ficaram no limiar dessa distinção.

Para muitos, esta lista inclui diversos jogos que merecem as 5 estrelas (talvez mais do que outros na lista em cima) e por isso mesmo foram escolhidos para surgir aqui. Talvez seja a consciência pesada sobre um ou outro que andaram na corda bamba na hora de decidir a classificação que eventualmente surgiu.

São jogos que recomendamos sem qualquer hesitação e com os quais vais passar um bom momento. São jogos que nos divertiram imenso, mas que não conseguiram chegar ao ponto da coroação de 5 estrelas:

Para muitos, esta lista inclui diversos jogos que merecem as 5 estrelas (talvez mais do que outros na lista em cima) e por isso mesmo foram escolhidos para surgir aqui. Talvez seja a consciência pesada sobre um ou outro que andaram na corda bamba na hora de decidir a classificação que eventualmente surgiu.

São jogos que recomendamos sem qualquer hesitação e com os quais vais passar um bom momento. São jogos que nos divertiram imenso, mas que não conseguiram chegar ao ponto da coroação de 5 Estrelas:

  • Hi-fi Rush
  • Wo Long: Fallen Dynasty
  • Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon
  • Star Wars Jedi Survivor
  • Dredge
  • Final Fantasy 16
  • Armored Core 6
  • Lies of P
  • The Crew Motorfest
  • Alan Wake 2
Ver no Youtube