Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os jogos portugueses que experimentámos na Lisboa Games Week

O que é nacional é bom.

Uma grande variedade de jogos portugueses estiveram disponíveis para experimentar na Lisboa Games Week, que encerrou a sua edição de 2022 no passado Domingo.

Entre tudo o que estava disponível na feira e do que experimentámos, os jogos portugueses foram as estrelas. Foi um deleite ver que a indústria portuguesa continua a crescer e a criar jogos com carimbo de qualidade.

A lista em baixo não engloba todos os jogos que estiveram presentes na feira - havia mais alguns - mas foram os que tivemos oportunidade de jogar.

Acima de tudo, ficámos impressionados com a variedade de ideias e conceitos. São todos jogos muito diferentes, mas cada um promissor à sua maneira.

Townseek

  • Plataformas: PC (Steam)
  • Data de lançamento: 2023

Um jogo de comércio com uma arte adorável. No teu barco, que anda pendurado num balão em forma de tubarão, exploras um mapa-mundo colorido, a completar diversas quests, e a vender / comprar itens. A ideia é comprar barato e vender mais caro, visto que as diferentes cidades vão mais valor a umas coisas do que as outras. Neste momento, já podes adicioná-lo à wishlist do Steam.

Voltaire: The Vegan Vampire

  • Plataformas: PC (Steam, Epic Games)
  • Data de lançamento: 2023

Um vampiro que ser vegetariano? É a história de Voltaire, o filho do temível Conde Drácula. Contrariando os desejos do seu pai, Voltaire decide deixar de beber sangue para começar a comer vegetais. O jogo tem vários ciclos: durante o dia tens que plantar e regar; à noite tens que proteger a casa e as plantações dos lacaios do Drácula. O desafio é manter a sede de Voltaire controlada, visto que tudo fica mais difícil se ultrapassar uma certa barreira. Confere a página Steam.

Beers & Boomerangs

  • Plataformas: PC / VR (Steam, HTC Vive, Oculus)
  • Data de lançamento: 22 de Novembro

Um divertido jogo de realidade virtual em que tens de lançar boomerangs contra cangurus que te querem roubar as cervejas fresquinhas na geladeira. A estrela do jogo são os controlos que rapidamente se entranham. Acertar nos cangurus e apanhar os boomerangs no seu trajecto de volta torna-se num vício. Confere a página Steam.

Plastic Heroes

  • Plataformas: PC, Nintendo Switch, Android, e iOS
  • Data de lançamento: por anunciar

O que acontece se combinares o género dos FPS ao conceito de Toy Story? A resposta é Plastic Heroes. É um jogo de tiros rogue-lite em que controlas uma action figure contra hordas de brinquedos inimigos. Podes escolher entre várias action figures e escolher os teus power-ups à medida que sobes de nível. A versão que experimentámos já estava sólida, com uma jogabilidade rápida e de boa sensação.

Nok

  • Plataformas: PC
  • Data de lançamento: por anunciar

Desenvolvido por uma equipa de quatro pessoas no The Tip Studios, Nok é um jogo baseado em física em que tens de encontrar objetos escondidos no cenário. Pela descrição pode parecer um pouco chato, mas dei por mim agarrado, nível a após nível. Um toque engraçado, e que aumenta o desafio, é que o nome dos objetos que tens de encontrar têm descrições alternativas. Se ficares frustrado, podes simplesmente mandar tudo pelo ar, também sabe bem.

Lousã: My Father once told me

  • Plataformas: PC, PS4
  • Data de lançamento: por anunciar

É um dos finalistas da mais recente edição dos Prémios PlayStation e o terceiro jogo da empresa indie Rio Studios. Conta a história de um pai e filho, na Serra da Lousã. O jogador controla o filho e tem que tirar uma série de fotografias com as instruções do pai. A narrativa vai acontecendo através dos diálogos entre as duas personagens. É um jogo de atmosfera tranquila e que destaca a fauna e flora da Lousã.

Grandma's Recipes

  • Plataformas: PC, PS4
  • Data de lançamento: por anunciar

Também é finalista dos Prémios PlayStation. Grandma's Recipes aproveita a riqueza da culinária portuguesa e coloca-te a recolher ingredientes para as várias receitas que te vão chegando da tua avó. Os ingredientes estão na natureza à volta, inspirada na zona do Bombarral. Depois de concluíres com sucesso uma receita, desbloqueias todas as instruções para que a possas repetir na vida real. Dois em um; um jogo e livro de receitas.

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários