Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os jogadores não compreendem o preço dos 60fps, diz artista na Rocksteady Studios

"Há uma consola de atual geração que não é muito melhor que uma de anterior geração".

Depois dos adiamentos e do cancelamento das versões de anterior geração, tudo o que Gotham Knights menos precisava era de uma polémica às portas do lançamento, mas foi precisamente isso que aconteceu quando foi confirmado que corre a 30fps em todas as consolas.

Isto trouxe um novo debate quente sobre a indústria e enquanto os jogadores comentam esta situação, membros da indústria voltam a abordar publicamente um tema que está a dar que falar. Tal como aconteceu com GTA 6, já surgiram comentários sobre a falta de conhecimento geral que os jogadores mostram sobre o desenvolvimento de videojogos.

Lee Denovald, artista que trabalha na criação de personagens na Rocksteady, comentou no Twitter a situação na qual Gotham Knights se encontra e diz mesmo que os jogadores não compreendem o preço dos 60fps.

"Gostava que os jogadores compreendessem o que significa 60fps, em termos de todas as coisas que 'perdem' para o jogo correr a essa velocidade. Especialmente tendo em conta que temos uma consola de atual geração que não é muito melhor que uma de anterior geração."

"Gostava que compreendessem que esses 60fps = 16 milissegundos. Gostava que compreendessem que cada inimigo no ecrã consome um pouco desse tempo. Cada efeito visual que surge. Cada NPC."

"Queres hora dinâmica? E iluminação global? Geralmente, são logo 4 ou mais milissegundos, um quarto do teu orçamento foi-se, com apenas uma funcionalidade," continua Denovald. "Sombras? Geralmente um ou dois milissegundos, dependendo de quantas permites ter luz."

Denovald diz que tudo isto tem de ser calculado antes sequer de pensar nas funcionalidades gameplay, como inimigos. Antes disso ser equacionado, as equipas já estão a perder orçamento que poderia ir para o desempenho e fotogramas.

Para terminar, explica que não trabalhou no jogo e nem sequer conhecer os trabalhadores que desenvolveram Gotham Knights, a quem deu os parabéns pelo que conseguiram graficamente no jogo. No entanto, pede às pessoas para tentarem obter conhecimento sobre a situação, antes de criticar e insultar os membros do estúdio.

Read this next