Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

O momento mais famoso da competição nos videojogos faz 10 anos

Quando Daigo Umehara destronou Justin Wong em Street Fighter III Third Strike.

O torneio de "fighting games", Evolution 2004, decorre em Las Vegas. O japonês Daigo Umehara e o norte-americano Justin Wong competem em Street Fighter III: Third Strike, e ambos chegam ao último round sem saber que vão protagonizar o melhor momento da história dos videojogos em torneios oficiais.

Controlando Ken, Daigo Umehara fica numa situação difícil e à beira da mais que previsível eliminação. A sua barra de energia está prestes a extinguir-se e pouco mais que um "poke" realizado pelo adversário é suficiente para perder. Do outro lado, Justin Wong, com Chun-Li, parece dominar a luta, com mais de meia barra de energia ainda disponível e a vantagem no combate, quando faltam 29 segundos.

Mas eis que quando Justin Wong decide fechar o jogo, lançando um ataque especial de Chun-Li, Daigo Umehara enceta uma recuperação hercúlea, começando por recorrer à famosa e muto difícil técnica "parry" que bloqueia cada pontapé individualmente realizado pelo adversário, para depois fechar com um golpe especial de Ken e inverter por completo o desfecho do combate, sagrando-se assim vencedor daquela eliminatória, quando segundos antes ninguém acreditava.

O sucesso de Daigo Umehara, nesta parte do combate, residiu na realização dos "parry" com sucesso. Não se trata apenas de efectuar "block" e segurar a defesa. Daigo teve que efectuar um "parry" para cada pontapé de Chun Li e bastava falhar um para que o golpe da personagem chinesa tivesse sucesso, o que equivaleria à sua eliminação.

Nas palavras de Seth Killian, então comentador do épico combate, o génio de Umehara residiu na força mental. "Não houve sorte. O parry é muito difícil de executar mas é algo que se pode aprender com memória muscular. O aspecto genial daquele momento foi o facto de Umehara ter antecipado o movimento e consequentemente o parry. A força do jogo foi mental, foi a leitura da situação. Uma das grandes habilidades de Daigo Umehara é ignorar a pressão naquela situação."

Cover image for YouTube video

Não obstante o sucesso perpétuo daquela reviravolta, Daigo Umehara acabaria por ficar no segundo lugar do torneio, mas aos olhos dos que a puderam testemunhar, Daigo "The Beast" Umehara foi a figura do EVO 2004.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários