Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

O início de Final Fantasy 14 e FF15 mancharam a reputação da série, diz Naoki Yoshida

A série perdeu importância para uma geração de adolescentes.

Naoki Yoshida é atualmente uma das maiores vedetas da Square Enix e do desenvolvimento japonês de videojogos. O produtor e diretor conseguiu isso através dos seus esforços para ressuscitar Final Fantasy 14 e mantê-lo altamente popular, algo que pretende continuar a fazer para a série com Final Fantasy 16.

Yoshida sente que é especialmente importante trabalhar em jogos de qualidade na série Final Fantasy pois é uma das mais memoráveis franquias japonesas, que devido às falhas recentes perdeu a sua importância perante toda uma geração de jogadores mais novos.

Em conversa com a japonesa 4Gamer, obrigado ao Wccftech, Yoshida falou da especial importância de Final Fantasy 16 pois a reputação da série foi manchada com o desastroso lançamento de Final Fantasy 14 e por tudo o que se passou à volta de Final Fantasy 15.

Segundo diz, o longo tempo de desenvolvimento de Final Fantasy 15 significou que outras séries tornaram-se mais populares durante a adolescência desta geração mais nova, o que fez o nome Final Fantasy perder importância. Além disso, o lançamento do MMORPG FF14 também prejudicou a imagem.

Final Fantasy 14 foi lançado em 2010 mas o seu desastroso lançamento forçou a equipa a trabalhar para o relançar e isso aconteceu em 2013, com A Realm Reborn e Yoshida a liderar a investida, enquanto Final Fantasy 15 chegou em 2016 (7 anos após Final Fantasy 13) e foi visto como um jogo incompleto.

Yoshida teve isto em consideração, especialmente porque teve a dura tarefa de relançar FF14, apresentando Final Fantasy 16 como uma experiência completa e otimizada, mas sabe que será difícil convencer muitos jogadores que ficaram com um sabor amargo após FF15.

Um dos objetivos é mostrar o quão espetacular e eletrizante é Final Fantasy 16 e antes do ano terminar teremos mais um trailer com novidades.

Marcado com

Sobre o Autor

Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários