Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

NVIDIA RTX 5090 e RTX 5080 podem chegar no final de 2024

Desempenho, IA e funcionalidades.

Image credit: NVIDIA

De acordo com recentes rumores, informação trazida pelo Wccftech, a NVIDIA prepara-se para lançar próxima geração de GPUs gaming já no final de 2024. Com o nome de código "Blackwell", a GeForce RTX 5090 e a RTX 5080, previstas para serem lançadas no quarto trimestre de 2024, segundo informações de especialistas do sector.

Ainda que o principal objetivo das GPUs Blackwell da NVIDIA sejam os segmentos de IA e HPC, existe um grande interesse sobre o próximo lançamento de placas gráficas equipadas com a arquitetura Blackwell. Prevê-se que façam parte da série RTX 50, e estas GPUs deverão elevar o desempenho nos jogos a patamares sem precedentes.

Os analistas do sector preveem que a NVIDIA dará prioridade ao lançamento dos seus modelos de topo, começando com a GeForce RTX 5090, seguida da GeForce RTX 5080. Esta jogada estratégica não só dá mais força à linha de produtos da NVIDIA, como também proporciona um impulso importante para os seus parceiros, que preveem um aumento nas remessas.

A MSI, um dos principais intervenientes no mercado do hardware de jogos, está otimista quanto às perspetivas da série RTX 50. Com expectativas de crescimento de dois dígitos, a MSI prevê uma oportunidade lucrativa para satisfazer os jogadores que procuram desempenho de topo e capacidades de IA.

As fontes internas sugerem que as futuras GPUs da NVIDIA irão tirar partido de tecnologias avançadas, incluindo a interface de memória GDDR7 com interfaces de barramento até 512 bits. As supostas matrizes principais, GB202 e GB203, destinam-se a proporcionar um alto desempenho, para satisfazer as exigências dos utilizadores mais exigentes.

A data de lançamento prevista para o quarto trimestre de 2024 está de acordo com os padrões de lançamento da NVIDIA, mas os especialistas do sector alertam para o facto das condições do mercado poderem influenciar o calendário.

Read this next