Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Novo PlayStation Plus - Opções de transição

Como mudar de patamar no novo PS Plus?

O novo PS Plus já chegou à Europa, com uma série de novas modalidades que oferecem regalias distintas: temos o PlayStation Plus Essential, o PlayStation Plus Extra e o PlayStation Plus Premium.

Estas novas modalidades são uma mudança abrupta face ao funcionamento prévio do PS Plus e, por isso mesmo, é compreensível que estejas confuso não só sobre o que cada uma oferece mas também como fazeres a transição e mudares de patamar.

Neste artigo, vamos então explicar-te tudo sobre as opções de transição para o novo PS Plus, para que não fiquem margens para dúvidas.

Novo PlayStation Plus - Opções de transição

Claro está, para podermos explicar as opções de transição do PS Plus, precisamos de falar obrigatoriamente dos três patamares disponíveis: PlayStation Plus Essential, o PlayStation Plus Extra e o PlayStation Plus Premium.

Já a seguir, podes ver um breve resumo onde explicamos o que cada um oferece.

PlayStation Plus Essential (é basicamente o PS Plus anterior):

  • Dois jogos PS4 e um PS5 para descarregar todos os meses.
  • Descontos exclusivos.
  • Armazenamento na nuvem para gravação de jogos.
  • Acesso ao multiplayer online para jogos comprados.

PlayStation Plus Extra:

  • Tudo do patamar Essential.
  • Até 400 jogos para PS4 e PS5 que podes descarregar, incluindo Death Stranding, God of War, Marvel's Spider-Man, Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Mortal Kombat 11, Returnal e mais.
  • Ubisoft+

PlayStation Plus Premium:

  • Tudo dos patamares Essential e Extra.
  • Jogos PS3 disponíveis via streaming na nuvem.
  • Títulos clássicos da PlayStation, PS2 e PSP para download.
  • Faz stream (via PS4, PS5 e PC) de jogos da PlayStation, PS2, PSP e PS4 oferecidos nos níveis Extra e Premium (disponível em Portugal).
  • Trials de jogos por tempo limitado.
  • Ubisoft+

Mas como fazer a transição para o novo PS Plus?

Responder a esta questão não é tão direto como desejaríamos e existem várias variáveis a ter em conta. Já a seguir, vamos abordar diferentes possibilidades, que irão depender se és ou não subscritor do PS Plus e PS Now.

Se já és subscritor do PS Plus...

Farás a transição para o PlayStation Plus Essential, continuarás a ter acesso aos mesmos benefícios do PlayStation Plus e a mensalidade e data de pagamento continuarão iguais.

Se és subscritor do PS Plus e PS Now...

Farás a transição para o PlayStation Plus Premium e terás uma nova data de pagamento única com base na subscrição mais longa que tens entre os dois serviços. Serás notificado por e-mail sobre a tua nova data de pagamento e valor da subscrição.

Se tiveres muito tempo (acumulado) pré-pago na tua subscrição...

Poderás manter todo o teu tempo pré-pago dentro do novo serviço.

Se tiveres um cupão para o PS Plus e queres usá-lo antes da chegada do novo serviço...

Podes fazê-lo se ainda não és subscritor do PS Plus. Caso continues a ter uma subscrição ativa quando o novo serviço PlayStation Plus for lançado, transitarás para o PlayStation Plus Essential.

Se tiveres um cupão para o PS Now e queres usá-lo antes da chegada do novo serviço...

Podes fazê-lo se ainda não és subscritor do PS Now. Caso continues a ter uma subscrição ativa quando o novo serviço PlayStation Plus for lançado, transitarás para o PlayStation Plus Premium.

Se já és subscritor dos serviços mas queres usar o cupão antes da chegada do novo PlayStation Plus...

Não poderás utilizar o cupão para esse serviço até a tua subscrição atual expirar e ser desativada, ou até ao lançamento do novo serviço PlayStation Plus na tua área. Não te preocupes, que o teu código continuará válido.

Se tiveres um cupão para o PS Plus e queres usá-lo depois da chegada do novo serviço...

Depende se já és subscritor ou não dos serviços. Se não fores subscritor, o cupão do PlayStation Plus que utilizares permite-te aceder ao PlayStation Plus Essential durante o período de tempo indicado no teu cupão original.

Se já és subscritor, o cupão será convertido num período de tempo no teu plano de subscrição atual do PlayStation Plus equivalente ao valor monetário do cupão utilizado.

Se tiveres um cupão para o PS Now e queres usá-lo depois da chegada do novo serviço...

O cupão do PlayStation Now que utilizares permite-te aceder ao PlayStation Plus Premium durante o período de tempo equivalente ao valor monetário do teu cupão original.

Tudo isto é certamente bastante complicado de digerir, mas as tabelas de conversão colocadas no site da Sony vão certamente ajudar a compreender um pouco melhor o funcionamento dos vouchers.

Podes ver essas tabelas já a seguir:

Não subscritor Essential Extra Premium
1 mês do PS Plus 31 dias (PlayStation Plus Essential) 31 dias (PlayStation Plus Essential) 20 dias (PlayStation Plus Extra) 17 dias (PlayStation Plus Premium)
3 meses do PS Plus 92 dias (PlayStation Plus Essential) 92 dias (PlayStation Plus Essential) 58 dias (PlayStation Plus Extra) 46 dias (PlayStation Plus Premium)
12 meses do PS Plus 365 dias (PlayStation Plus Essential) 365 dias (PlayStation Plus Essential) 219 dias (PlayStation Plus Extra) 183 dias (PlayStation Plus Premium)
1 mês do PS Now 18 dias (PlayStation Plus Premium) 35 dias (PlayStation Plus Essential ) 22 dias (PlayStation Plus Extra) 18 dias (PlayStation Plus Premium)
3 meses do PS Now 46 dias (PlayStation Plus Premium) 92 dias (PlayStation Plus Essential ) 58 dias (PlayStation Plus Extra) 46 dias (PlayStation Plus Premium)
12 meses do PS Now 183 dias (PlayStation Plus Premium) 365 dias (PlayStation Plus Essential ) 219 dias (PlayStation Plus Extra) 183 (PlayStation Plus Premium)

Se não queres transitar para o PlayStation Plus Essential e queres passar logo para o Extra ou Premium...

Nesse caso, ser-te-á cobrada uma taxa proporcional para aumentar o tempo restante na tua subscrição existente para o nível pretendido. Por exemplo, se compraste uma subscrição de 12 meses há cinco meses e restarem sete meses, terás de pagar uma taxa de atualização proporcional para atualizar os restantes sete meses para o nível do plano pretendido.

Nota importante: qualquer opção de subscrição do PS Plus pode ser comprada diretamente na PlayStation Store; em alternativa, podes dirigir-te às lojas habituais e comprar carregamentos de carteira no valor necessário à compra da subscrição que preferes, redimindo depois esse valor na PS Store.

Sobre o Autor

Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes