Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nova tecnologia da Denuvo promete pôr um travão a leaks

Marcas de água únicas.

Image credit: Denuvo

A Denuvo – os criadores do "popular" software DRM – lançou uma tecnologia que deverá dificultar muito a vida dos leakers.

Este novo recurso chama-se TraceMark for Gaming e é descrito como uma “solução pioneira de marca de água” que “aproveita a principal tecnologia de marca de água invisível confiável para estúdios de Hollywood, ligas desportivas e operadoras de TV paga”.

O conceito provavelmente não é novo e baseia-se simplesmente em “injetar” um elemento que identifica individualmente o utilizador, de forma visível ou invisível. Cada exemplar de um jogo receberá uma marcação única, facilitando a localização de quem publicou o material na internet.

De acordo com o VGC, o objetivo é ajudar os produtores a descobrir quem partilhou indevidamente determinados conteúdos pré-lançamento, fornecendo-lhes as ferramentas para saber exatamente de onde eles vieram.

“Ao marcar cópias de análise com marcas de água visíveis ou invisíveis, os produtores de jogos podem adicionar uma camada extra de segurança”, diz a Denuvo.

A Denuvo afirma ainda que a tecnologia permite “a localização precisa do conteúdo partilhado até à sua fonte”. E acrescenta: “Essa capacidade faz com que potenciais leakers pensem duas vezes, sabendo que qualquer distribuição não autorizada pode estar diretamente ligada a eles”.

Image credit: Denuvo

Read this next