Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo quer evitar scalping com a sua próxima consola

Terá de ter stock suficiente para a procura.

Image credit: Nintendo

Durante uma reunião com acionistas da Nintendo, o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, foi questionado sobre possíveis medidas para prevenir o scalping quando a sucessora da Switch for lançada.

Furukawa respondeu que a melhor solução é produzir um número de consolas suficiente de maneira a conseguir cobrir a procura por parte dos consumidores. Isto foi exatamente o que respondeu (obrigado, VGC!):

“No que diz respeito às medidas de revenda ao lançar um novo hardware, reconhecemos que o mais importante é primeiro produzir e disponibilizar a consola em quantidades que possam atender a procura dos clientes. Depois, consideraremos se existem outras medidas possíveis que possam ser tomadas.”

Caso não saibas, o ato de scalping consiste em comprar grandes quantidades de um produto e depois vendê-lo por preços inflacionados. Esta tática funciona com itens mais raros, como edições limitadas de produtos, e é muito comum no mundo dos videojogos.

As consolas da nova geração - PS5 e Xbox Series - foram grandes vítimas de scalping, especialmente devido à pandemia e à falta de componentes. A procura por estes dispositivos era exponencialmente maior à oferta.

Veremos se a Nintendo consegue pôr um travão a estas práticas.

Read this next