Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo eShop

Loja em expansão na 3DS.

Boa parte do sucesso da Nintendo DS explica-se pela massiva adesão às diferentes gerações de plataformas do sistema durante sete anos. A passagem da Nintendo DS para a DS Lite promoveu essencialmente uma manobra cosmética, respondendo aos apelos de fãs por um sistema mais atraente visualmente e corrigindo algumas críticas que classificavam a plataforma como inovadora mas com um aspeto bastante "old school". Sem alterar significativamente a interface de acesso, as maiores e visíveis alterações fizeram-se debaixo de uma natureza cosmética.

A um emagrecimento da consola, juntou-se um aspeto mais espelhado e ergonómico, assim como uma melhor luminosidade. Porém, com a terceira geração, marcada pela passagem para a DSi, a Nintendo foi mais longe ao ponto de acrescentar câmaras fotográficas, possibilidade de ouvir música e acrescentar cartões de memória, como não menos importante que isso tudo, criou uma loja on-line a partir da qual os utilizadores poderiam descarregar jogos a partir do DSi Ware e até usar um browser de acesso à internet. Não obstante a entrada da DSi XL, a DSi representou o formato portátil definitivo da Nintendo antes da chegada da 3DS.

Exclusivo da 3DS, o Pokedex 3D é uma aplicação que permite a recolha de monstros das versões Black e White em 3D

Com a continuação desse pilar e atendendo à necessidade de continuar a promover o catálogo de jogos portáteis agora sob o apelo de um ecrã capaz de proporcionar real 3D sem óculos e com melhor desempenho gráfico, entre outras funcionalidades relevantes, como a conexão à rede e a partilha de dados com outros utilizadores que tenham as consolas em "stand by", a Nintendo apercebeu-se que teria de desenvolver o conceito de loja on-line, a qual serviria de porta de entrada para descarregar aplicações, jogos e outros conteúdos adequados e compatíveis com a função dominante do sistema; o 3D.

A Nintendo 3DS é mais brilhante, suave ao toque e exibe logo uma interface que a distingue completamente da DSi; mais célere, muito objetiva na colocação das aplicações, acessibilidade que não é alheio o botão analógico quando se pretende dispensar a stylus. Depois de realizada a E3, a Nintendo anunciou uma atualização para o sistema que traria a eShop, a plataforma on-line que comporta várias aplicações que podem ser descarregadas para ulterior utilização.

Na verdade, uma plataforma destas gera outra vida ao sistema, tão imediata que a utilização que lhe é dada muda drasticamente e de um momento para o outro a eShop funciona como um lugar de fácil acesso, onde se perde tempo a espreitar por novidades, ver vídeos de jogos e fazendo aquisições de títulos mais económicos que tanto podem ser clássicos recuperados em 3D como outros mais antigos para o GameBoy através da Virtual Console e ainda a linha de jogos DSiWare.

Xevious 3D pode não ter o aparato dos modernos shooters de scroll vertical, mas é um desafio à constante superação.

A utilização deste serviço pressupõe uma ligação à internet, mas a diferença por comparação com outras plataformas que operam como moeda de troca um sistema de pontos, na eShop o crédito disponibilizado para compras depende da quantidade de dinheiro que tenham transferido a partir de um cartão que tanto pode ser um cartão Nintendo eShop como um cartão de crédito normal ou um MBnet.

Logo após a E3 a Nintendo começou por oferecer a todos os possuidores de uma 3DS o clássico Excitebike em 3D. A composição destes clássicos é substancialmente diferente dos jogos GameBoy disponíveis na Virtual Console. Enquanto que estes representam conversões diretas dos cartuchos originais (mantendo o mesmo som, o aspeto monocromático e o "display" original), já os clássicos 3D são produtos especialmente adaptados ao ecrã da 3DS, ocupando toda a tela "wide screen", exibindo um colorido mais destacado assim como uma componente sonora melhorada. Até ao momento e a par de Excitebike 3D, poderão adquirir o clássico Xevious, um marcante e muito viciante shooter de scroll vertical criado pela Namco em 1982 e que marcou a evolução dos antigos Space Invaders, sobretudo pelo fundo em constante alteração.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários