Skip to main content

Nintendo em 2024 - o inevitável esperar pela nova consola

Há novo hardware no horizonte.

A Nintendo Switch desfrutou de um 2023 altamente empolgante. Com a ajuda de Fire Emblem, The Legend of Zelda, Pikmin, e Super Mario Bros, a companhia manteve um inesperado brilho na sua consola, numa fase da sua vida na qual muitos já nem sequer esperavam ver lançamentos de relevo.

A Nintendo viu-se forçada a romper por completo com praticamente todas as tradições conhecidas, tal é o sucesso da sua nova consola, mas apesar destes recentes lançamentos espetaculares, as vendas começam a perder ritmo e está mais do que na hora de começar a transição entre gerações. Falar da nova consola, ao mesmo tempo que fornece conteúdos para manter entretidos aqueles que vão separar o dinheiro para a nova consola no dia do seu anúncio.

O ano de 2023 contou com Fire Emblem Engage, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Pikmin 4, Metroid Prime Remastered, Pikmin 1+2, Super Mario Bros. Wonder, Super Mario RPG, Detective Pikachu Returns, WarioWare: Move It!, e diversos destaques de parceiras, como Dave the Diver, Disney Illusion Island ou Hogwarts Legacy.

O ano de 2024 dificilmente conseguirá ultrapassar este fenomenal e inesperado ano de 2023, mas a possibilidade de chegar uma nova consola, num ano no qual é esperado um novo Pokémon, subitamente começa a formar um enquadramento de peculiar interesse.

Jogos Nintendo para 2024

  • Another Code: Recollection - 19 janeiro
  • Mario Vs. Donkey Kong - 16 fevereiro
  • Princess Peach: Showtime! - 22 março
  • Luigi's Mansion 2 HD - verão 2024
  • Paper Mario: The Thousand-Year Door - final 2024

Contra todas as expectativas, a Nintendo pinto de requinte o ano de 2023, o sétimo ano da Nintendo Switch nas lojas. Com a ajuda de Legend of Zelda e Super Mario, a companhia japonesa deslumbrou os jogadores e reforçou o estatuto da sua consola como disruptora dos tradicionais conceitos de anos de vida, gerações, e retas finais de hardware.

Em 2024, caberá à Princesa Peach, Luigi e Paper Mario assumir as principais responsáveis por manter o jogador Nintendo Switch entretido, para afastar os pensamentos pelo novo hardware. Já sabemos que a Nintendo é capaz de surpreender com os seus lançamentos não tão sonantes, com mecânicas divertidas cuja simplicidade servem como catapulta para sessões de diversão e sorrisos.

Com cinco títulos já anunciados para 2024, a Nintendo poderá lançar jogos a ritmo de dois meses e continuar a fornecer conteúdos aos jogadores, sempre com o seu conceito de expandir a audiência muito além do que era considerado habitual no gaming. Ao mesmo tempo, pega em séries de segunda linha para preencher o tempo entre a despedida da atual consola e introdução da nova, algo que já lhe trouxe imenso sucesso.

Além disso, 2023 não teve nenhum jogo Pokémon novo, o que significa que em 2024 teremos um novo Pokémon. A questão é se o novo jogo na linha principal será lançado na Switch, na próxima consola ou nas duas?

Ver no Youtube
Ver no Youtube

Principais jogos de parceiras

  • Prince of Persia: The Lost Crown (Ubisoft) - 19 janeiro
  • Unicorn Overlord (Vanillaware) - 8 março
  • Little Nightmares 3 (Bandai Namco) - 2024
  • Decapolice (Level-5) - 2024
  • Fantasy Life i: The Girl Who Steals Time (Level-5) - verão 2024
  • Rift of the NecroDancer (Brace Yourself Games)

Existem diversos jogos multi-plataformas já confirmados para a Nintendo Switch em 2024 e como seria de esperar, as produções indie não vão deixar de agraciar a sua mais recente querida. Esta é apenas uma lista com alguns dos principais jogos third-party, agendado para a Nintendo Switch e com lançamento confirmado em 2024.

O ano começa com Prince of Persia em estilo metroidvania, contará com um novo RPG da Vanillaware e terá Decapolice, provavelmente a mais ambiciosa experiência desenvolvida pela Level-5. No meio dos títulos criados de propósito pela Nintendo para a sua atual consola, continuarás a receber diversos jogos que muitos provavelmente vão preferir jogar num formato híbrido, como têm feito ao longo destes anos todos.

Ver no Youtube
Ver no Youtube

Uma nova consola

É impossível falar da Nintendo em 2024 sem falar da forte possibilidade de se tornar num ano marcado por conversas de novo hardware. Podemos até dizer que é uma certeza, mesmo sem qualquer capacidade para prever timings, uma vez que a Nintendo Switch veio quebrar com todas as tradições e não nos permite adivinhar com maior precisão os seus planos.

A nova consola não está confirmada para 2024, poderá chegar no início de 2025, mas apesar do forte 2023 e de um ano novo com alguns argumentos interessantes, parece difícil imaginar que a Nintendo consiga manter-se mais 14 ou 15 meses com a Switch a figurar como a sua principal consola. É praticamente certo que dentro dos próximos seis meses vamos ver o anúncio oficial da sua sucessora.

A conversa em torno da nova consola provavelmente vai marcar o 2024 da Nintendo. A expectativa em torno da compatibilidade com os jogos da atual consola, as novas funcionalidades através das quais os engenhosos criativos da Nintendo vão procurar novas formas de gameplay, sem esquecer o título emblemático responsável por lançar a consola, esses temas serão de grande interesse ao longo do ano.

Um novo Super Mario 3D de grande escala, versões melhoradas de algumas das principais referências e um lançamento no final de 2024 são algumas das informações não oficiais atualmente a circular, mas teremos de esperar mais alguns meses pela revelação oficial. Provavelmente ocorrerá numa quinta-feira aleatória, sem aviso, no mais inesperado dos locais.

Lê também