Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo: "A Wii U está numa posição muito difícil"

Para 2014 o plano é tentar valorizar o GamePad.

A Nintendo revelou que o seu plano para aumentar as vendas da Wii U em 2014 é apostar e, consequentemente, valorizar o GamePad, reconhecendo que a consola "está numa posição muito difícil".

"Infelizmente, como a situação atual da Wii U retrata, não conseguimos comunicar por inteiro o valor do GamePad. Também estamos cientes que não tivemos sucesso em responder às perguntas dos consumidores como 'Qual é a diferença entre a Wii U e a antiga plataforma, a Wii, e qual é o benefício de comprá-la?' Analisando a situação atual de vendas, estou consciente que isto é devido à nossa falta de esforço. Pior ainda, é que aparentemente não são poucos os consumidores que pensam que o GamePad é um dos acessórios para a plataforma anterior, a Wii", disse o presidente da Nintendo.

"Aparentemente não são poucos os consumidores que pensam que o GamePad é um dos acessórios para a plataforma anterior, a Wii"

Dito isto, um dos objetivos da Nintendo para este ano que ainda está no início é oferecer títulos "apenas possíveis por causa do GamePad". A Nintendo continua dizendo que já oferece estes títulos quando "muitas pessoas se juntam num sítio para jogar", "mas ainda não conseguimos oferecer um título decisivo que enriqueça a experiência de gameplay do utilizador a jogar sozinho com o GamePad". Quem está a liderar os esforços para criar este título é Shigeru Miyamoto, o lendário produtor, diretor e designer da Nintendo.

Em adição, a Nintendo quer dar um maior uso às capacidades NFC (near-field communication) do GamePad, que até agora só foram usadas pelo jogo Pokémon Rumble U. "Vamos apresentar as nossas propostas detalhes para usar a funcionalidade NFC na E3 de Los Angeles em junho".

Diminuir o tempo de espera para começar a jogar na Wii U é outro dos objetivos para 2014. A Nintendo está a desenvolver um menu quick-start que mostrará os títulos recentes jogados, sendo possível selecionar um deles e começar logo a jogar. Com este menu quick-start não vão precisar de visitar o menu principal da consola. Esta nova função também permitirá que desliguem a televisão quase imediatamente.

"Acreditamos que esta função dará a sensação que o tempo para iniciar um título da Wii U foi reduzida em mais de 50 porcento, e que dará um melhor entendimento aos utilizadores da Wii U da natureza apelativa do GamePad".

A Virtual Console da Wii U continuará em expansão e em breve os utilizadores da consola vão poder desfrutar também de jogos para a Nintendo DS, em adição à grande quantidade de clássicos já disponíveis.

As datas de lançamentos para os jogos Wii U de 2014 serão reveladas nas apresentações Nintendo Direct, mas a Nintendo adiantou já que Mario Kart 8 está previsto globalmente para maio.

Nintendo nos smartphones?

O plano da Nintendo para usar os smartphones não é simplesmente lançar os seus jogos para estes dispositivos. O presidente da Nintendo explica que "tirar partido dos smart devices significa ligar todos os consumidores, incluindo aqueles que não têm consolas Nintendo".

"A nossa intenção é lançar algum tipo de aplicação nos smart devices este ano que seja capaz de atrair a atenção dos consumidores"

O que a Nintendo pretende fazer é dar a conhecer o valor das suas plataformas através dos smartphones, encorajando mais pessoas a comprá-las. A ligação que a Nintendo referiu parece que será feita através das Nintendo Networks ID. "Por outras palavras, a nossa plataforma não estará restrita a hardware físico, em vez disso, será virtualizada".

A Nintendo sente que lançar os seus jogos para estes dispositivos não seria a melhor forma de entretenimento, por isso não seguirá este caminho. Apesar disto, o presidente da Nintendo revela que não colocou restrições à equipa que está responsável pela expansão para os smartphones, nem mesmo a possibilidade de criar jogos ou usar suas personagens.

"Contudo, se noticiarem que vamos lançar um Mario nos smart devices seria um título enganador. A nossa intenção é lançar algum tipo de aplicação nos smart devices este ano que seja capaz de atrair a atenção dos consumidores e comunicar o valor das nossas ofertas de entretenimento".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Mario Kart 8

Nintendo Wii U

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários