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New Nintendo 3DS - Um mês com a consola em mãos - Análise

Versão turbo e algumas funcionalidades que faltavam.

Anunciada durante a Nintendo Direct, exclusivamente para o Japão, a 29 de Agosto do ano passado, a nova Nintendo 3DS vai chegar à Europa a 13 de Fevereiro, aproximadamente quatro anos depois do lançamento do modelo original e que trouxe pela primeira vez o 3D estereoscópico para as experiências portáteis, tendo sido, nessa ocasião, uma das principais bandeiras do sistema, que continua a apresentar-se em forma de ecrã duplo, herança da portátil da Nintendo mais vendida de sempre, a Nintendo DS. Embora a New Nintendo 3DS se posicione como um modelo final, quando comparado com outras versões lançadas neste período, especialmente a 2DS que recuou em termos efeitos tridimensionais mas introduziu um modelo barato, com esta consola a Nintendo parece estar a fazer sinais aos fãs da velha guarda e de sempre da companhia, sendo um evidente reflexo disso a imagem ressonante da cor dada aos botões da secção frontal em respeito ao colorido dos botões do comando da Super Nintendo.

Pese embora a questão do nome da consola se prestar a alguma dificuldade de assimilação por parte do consumidor casual, também não é menos verdade que representa uma nova entrada no formato da linha 3DS, visando uma melhor experiência de jogo, sobretudo mais confortável em termos de utilização do 3D, assim como um CPU capaz de proporcionar melhores experiências jogáveis. O ponto mais importante é a eventual fragmentação do mercado. A New Nintendo 3DS funciona como uma versão turbo da 3DS e numa grande parte das funcionalidades é superior ao modelo da original, destacando-se imediatamente assim que a temos em mãos, o c-stick, afastando definitivamente o inestético "pad circle pro".

"A New Nintendo 3DS funciona como uma versão turbo da 3DS."

Não é por acaso que a Nintendo escolheu primeiro o mercado japonês para lançar a consola. É lá que, semanalmente, a 3DS encima o top consolas e com uma 3DS mais avançada, nada como Monster Hunter 4 Ultimate a ditar a transição para o novo formato, jogo que logo ascendeu ao topo das preferências dos japoneses. Se por um lado a Nintendo olha em termos mundiais com a nova 3DS para os seus fãs de sempre, no Japão é o passo lógico para continuar a disputar um mercado muito especial, com forte implementação do mobile. Com a New Nintendo 3DS a Nintendo procura retomar a progressão algo em declínio dos modelos tradicionais da 3DS e agita para os jogadores com uma versão portátil de Xenoblade Chronicles, um dos melhores jrpg's dos últimos anos, exclusiva para a nova consola.

Há um mês com a New Nintendo 3DS

Há quase um mês que temos usufruído das capacidades de uma New Nintendo 3DS e de um bom par de jogos que muito em breve serão lançados juntamente com a consola: The Legend of Zelda: Majora's Mask, o clássico de culto desenhado por Yoshiaki Koizume, o obreiro de Super Mario Galaxy e as grandes caçadas em Monster Hunter 4 Ultimate. A Nintendo cedeu-nos uma New Nintendo 3DS XL (Metallic Blue) e logo a partir da observação da caixa verificamos a intenção da Nintendo em elencar as principais novidades da consola, aludindo ao super estável 3D, ecrãs XL (nesta versão, que em termos de tamanho é idêntico ao modelo anterior 3DS XL), C stick (desaparece o pad circle pro) e função NFC para receber a família de figuras Nintendo, as Amiibo.

No interior da caixa da New 3DS XL encontram os manuais de utilização, um conjunto de cartões de realidade aumentada e a consola, mas terão que adquirir um carregador a título suplementar caso não possuam um carregador de alguma versão 3DS ou 2DS.

Em termos de aspecto não vão notar grandes diferenças em termos de "carcaça", o modelo XL da 3DS e da New 3DS é quase o mesmo. No entanto o azul metálico da New 3DS é brilhante, reflecte a luz e é muito suave ao toque. A entrada dos cartuchos faz-se agora pela parte frontal da base inferior, lado esquerdo, uma posição nova mas que em nada afecta o acesso. A stylus (caneta para usar no ecrã táctil) passou para a parte frontal inferior, ao lado direito da entrada para os auscultadores. É uma caneta um pouco mais pequena mas ligeiramente mais grossa. O botão "power" também tem uma nova localização, mesmo ao lado da cavidade para a stylus. Curiosamente não é uma posição tão boa como a anterior para ligar a consola implicando o apoio da outra mão para segurar a consola, uma vez que não é um botão saliente e como tal requer mais algum esforço e equilíbrio.

Na parte posterior inferior continuam os botões R e L no mesmo sítio, assim como a entrada para o carregador (lembramos que a New Nintendo 3DS não inclui carregador, à semelhança dos modelos 3DS XL mas qualquer carregador de uma das outras consolas é compatível), mas são os dois botões de apoio ZL e ZR, como segundos gatilhos aos quais acedemos com grande facilidade, que formam a novidade nesta secção.

C stick é uma das grandes novidades na New 3DS.

Em termos de cartões para armazenamento de dados, nomeadamente jogos adquiridos na eShop, a New Nintendo 3DS só funciona com cartões Micro SD (e nem todos são compatíveis), sendo que de fábrica vem incluído um cartão Micro SD de 4 GB. Não podendo utilizar os cartões SD da 3DS poderão no entanto transferir os dados para a nova consola, juntamente com o vosso Nintendo Network ID, imagens 3D e tudo o mais, mas certifiquem-se que dispõem de um cartão na nova consola com capacidade para receber todos os dados, caso contrário só poderão passar uma parte dos dados. Não poderão efectuar o inverso, passar dados da New 3DS para um anterior modelo. Para aceder à entrada do cartão Micro terão que desaparafusar os dois parafusos que ligam a capa inferior à consola e remover com algum cuidado a partir das saliências laterais. No Japão as capas da New 3DS normal podem ser trocadas e personalizadas, enquanto que para o modelo XL essa opção ainda não está disponível.

Abrindo a consola, o destaque vai para a colocação do C stick um pouco acima do losango de botões e algo descaído para a esquerda. Não é um botão semelhante ao analógico é mais pequeno e duro, assemelhando-se a um botão normal (tipo X ou Y) mas com uma composição de borracha para que o dedo não se solte facilmente quando for exercida pressão. No entanto a reacção ao toque é muito boa e em jogos como Majora's Mask ou Monster Hunter funcionou perfeitamente. Ao princípio estranha-se um pouco a sua dureza mas rapidamente nos acostumamos à resposta imediata que gera todas as vezes que exercemos pressão com o polegar.

Secção posterior da New 3DS, com os novos botões ZR e ZL.

Outro ponto que capta imediatamente a atenção é a cor das letras dos botões. Infelizmente, no modelo 3DS Metallic Blue a Nintendo optou por não pintar os botões com as cores no exacto modelo do comando da SNES, e em vez disso optou por deixar os botões azuis, da mesma cor da consola, e remeter as cores para as letras. É uma opção discreta, mais sóbria, mas eventualmente pouco satisfatória para o fã da velha guarda que não se importava de encontrar naquela parte da consola mais algum colorido.

Ao lado da objectiva interior existe agora um detector de luminosidade do espaço onde se encontram. Trata-se de um dispositivo que ajusta a luminosidade na consola em conformidade com a luz existente no espaço onde se encontram por forma a economizar e salvaguardar mais alguma energia na bateria. Mas continua a ser possível seleccionar manualmente a intensidade da luz da consola. O botão "home" é idêntico ao da 2DS. É mais pequeno e apesar de se encontrar embutido na secção inferior de base ao ecrã táctil, onde se encontrava originalmente, responde muito bem. Já os botões Select e Start passaram para o lado direito inferior do ecrã táctil, à semelhança do modelo DS Lite.

Majora's Mask será lançado a 13 de Fevereiro, conjuntamente com a New 3DS e com direito pack com consola numa edição especial.

Uma vez ligado um jogo (importa ressalvar que a New Nintendo 3DS é retrocompatível com os jogos da 3DS mas também toda a lista de jogos editados para a Nintendo DS e DSi), em termos de efeitos 3D observa-se que o efeito estereoscópico possui maior estabilidade e não causa (pelo menos com frequência) aquela imagem algo partida, do género vidro estalado, quando mudávamos a posição da consola. À custa da câmara que detecta o vosso rosto e canaliza o efeito na sua direcção esses efeitos desagradáveis e que levaram muita gente a desligar o 3D diminuíram drasticamente. No entanto e mesmo ao movermos a consola o efeito 3D não se perde facilmente. Pessoalmente, nunca senti problemas ao jogar com o 3D no máximo no modelo anterior, pelo que continuei a fazê-lo agora, observando de facto uma maior estabilidade. Curiosamente, ao jogar Monster Hunter 4 Ultimate verifiquei algumas intermitências, enquanto que no Majora's Mask isso poucas vezes sucedeu.

Ainda em termos de botões, desapareceu o botão para activar ou desactivar a funcionalidade wireless, o que significa que só poderão fazê-lo no quadro de opções, mas a transferência de dados está mais rápida. Por outro lado, o regulador dos efeitos 3D passou para o lado direito do ecrã superior e a regulação do volume para o lado esquerdo. Ao contrário do GamePad da Wii U que possui um espaço reservado para as Amiibos, na New 3DS poderão colocá-las sobre o ecrã táctil e transferir os dados.

Fotografia de família.

No que diz respeito ao "turbo" no CPU, não nos parece que algum destes dois jogos faça uso completo da capacidade adicional. O Majora's Mask apresenta um padrão gráfico inteiramente na linha de Ocarina of Time e no Monster Hunter Ultimate 4, não obstante alguns bons efeitos, ainda se encontra na linha dos jogos para a 3DS. A Nintendo já referiu que os jogos que vão tirar partido do poder adicional do CPU serão exclusivos desta versão portátil, sendo que Xenoblade Chronicles é um deles, pelo que resta saber como irá a Nintendo lidar com a fragmentação que, por esta opção, irá impôr no seu segmento de portáteis. De todo o modo, a ligação da consola, acesso aos menus, à eShop e transferência de dados operam-se com grande facilidade.

Até ao momento o contacto com a New 3DS tem sido bastante positivo, sublinhando particularmente o uso do C stick, o 3D melhorado e a maior velocidade de transferências. Os jogos que temos utilizado conjuntamente podem ser jogados noutra versão da portátil mas em ambos há um ganho natural na New 3DS, especialmente por serem mais confortáveis. A New Nintendo 3DS é uma decisão certa , no plano da Nintendo em evoluir gradualmente as suas consolas portáteis, algo que acontece desde o lançamento da Game Boy, mas esta evolução em termos de performance vai exigir algum esforço no sentido de evitar a fragmentação do mercado. Pode ser um ponto óptimo para vender a nova consola mas irá o mercado da New 3DS alargar-se o suficiente para justificar mais títulos. Vendo o top semanal de vendas japonês, a New Nintendo 3DS é a nova portátil favorita dos japoneses. Falta conquistar o mundo.

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Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

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