Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

NBA 2K24 - A emoção do basketball

Mas malditas microtransações...

Image credit: 2K
NBA 2K24 poderia ser o simulador de sonho para qualquer fã de basketball, mas as suas microtransações agressivas poderão deixar muitos de pé atrás.

Os desportos são indubitavelmente uma das áreas mais prolíficas e populares no universo dos videojogos e, mesmo com novos títulos lançados a cada ano (muitos deles com poucas mudanças comparativamente ao anterior), isso não parece demover os jogadores de experimentarem o mais recente simulador de futebol, basketball, hóquei, golfe ou futebol americano.

NBA 2K é uma dessas séries, lançada anualmente há já uma série de décadas e culminando na mais recente entrada: NBA 2K24. Por vezes, tendo em conta a força monumental que o futebol tem em Portugal, acabamos por esquecer que existem outros desportos igualmente fascinantes e, ao longo do meu tempo com NBA 2K24, não consegui ficar indiferente às mecânicas do jogo e ao quão divertido é jogar e assistir.

Ver no Youtube

Um jogo difícil de aprender, difícil de dominar

Assim sendo, NBA 2K24 marcou a minha estreia no mundo do basketball e nunca pensei ficar tão vidrado no jogo; aliás, em momento algum pensei que um simulador de desporto pudesse ser tão detalhado e minucioso, obrigando-me a passar uma boa porção do meu tempo a praticar os meus dribles, os passes, os remates, a ameaça tripla, defesas, entre muitas outras coisas. De facto, a curva de aprendizagem em NBA 2K24 é bastante grande, o que significa que os jogadores novatos como eu terão de ter alguma paciência e perceber que apenas com o tempo conseguirão dominar estas técnicas.

Felizmente, todos os momentos em campo no NBA 2K24 são extremamente satisfatórios, apresentando animações suaves, física realista e IA inteligente que proporcionam uma experiência desafiadora e gratificante. Os jogadores têm controlo total sobre os seus movimentos e podem executar uma ampla variedade de movimentos; ter timing é também uma qualidade essencial, seja para bloquear o remate de um jogador ou simplesmente quando tentas encestar a bola. Nada é tão simples quanto parece mas, de forma proporcional, é extremamente agradável quando executas a jogada que tinhas em mente.

Gameplay realista, fluido e muito convincente

Para além do gameplay ser bastante realista, toda a apresentação em torno dos jogos de basket é bastante convincente: desde os campos, às plateias, aos espetáculos nos intervalos ou mesmo o comentário do jogo. Até eu, que não sou propriamente um expert no jogo, não consegui ficar indiferente à velocidade com que o mesmo decorre, nunca havendo um momento morto ou sem emoção.

Image credit: 2K

Relativamente a modos de jogo, NBA 2K24 apresenta uma série de opções para os jogadores se divertirem. O modo mais popular é certamente o MyCAREER, que permite aos jogadores criarem o seu próprio jogador personalizado e torná-lo no GOAT do mundo do basket. Também aqui, fui apanhado de surpresa pela enorme dificuldade do jogo; é bastante desmotivante ver todos os outros jogadores a marcarem triplos exceto tu, mas suponho que seja apenas uma questão de prática e perseverança.

Vale a pena notar que o MyCareer de NBA 2K24 traz consigo um enorme mundo aberto inspirado em Miami onde os jogadores podem participar em diversas atividades relacionadas ao basket. Localizado perto de uma praia, este espaço está repleto de campos de basket, além de muitos outros pontos, lojas e marcos para visitar.

Image credit: 2K

Outros modos de jogo populares incluem MyNBA, que permite aos jogadores gerir a sua própria equipa da NBA, e MyTEAM, que permite aos jogadores construírem a sua equipa de sonhos de jogadores da NBA. Para além disso, tens ainda o novo modo Mamba Moments, que permite aos jogadores reviverem alguns dos momentos mais icónicos da lenda Kobe Bryant.

Uma miríade de problemas controversos

Como dá para ver, existe um sem-número de atividades presentes no jogo que não darão qualquer descanso aos jogadores, quer dentro, quer fora do campo. No entanto, existem alguns problemas controversos que poderão desagradar aqueles que compraram o jogo e que mostram a onda capitalista que os videojogos atravessam.

Image credit: 2K

Comecemos pelo problema mais simples: aqui e acolá, é possível ver (e ouvir) um ou outro bug que denigrem ligeiramente a experiência. Desde o teu avatar a fundir-se com outros corpos, a câmara a tremer desgovernadamente ou diferenças no som sempre que havia um corte na cutscene, consegui detetar alguns problemas técnicos durante o meu tempo com o jogo. Para além disso, apesar de os jogos em si correrem a 60fps, quase tudo o resto parece abrandar para 30 fps - uma diferença absolutamente gritante.

Jogando na PS5, o contraste entre o campo de jogo e o mundo aberto não podia ser mais evidente; enquanto o primeiro pareceu receber a maior das atenções até nos mais pequenos detalhes, o segundo parece desprovido de vida e o seu baixo framerate não ajuda a elevar a sua apresentação gráfica de maneira nenhuma. Na atual geração de consolas, em que já vimos mundos abertos verdadeiramente deslumbrantes, não vejo razão para uma cidade tão aborrecida.

As odiadas microtransações

Aquela que será a grande desvantagem de NBA 2K24 são as suas microtransações, especialmente olhando para o jogo a longo prazo. Os jogadores podem gastar dinheiro real em Virtual Currency (VC), que pode ser usada para comprar múltiplos itens no jogo, incluindo o Season Pass. É possível progredir no jogo sem gastar nenhum dinheiro, claro, mas é muito mais rápido e fácil progredir se estiveres disposto a gastar dinheiro em VC, e NBA 2K24 aplica as mais diversas estratégias para fazer-te gastar dinheiro.

Image credit: 2K

A prevalência de microtransações está tão presente no modo MyTeam como no MyCareer e jogar contra outros jogadores pode ser uma tarefa árdua se não pagares mais. Tudo isto seria evitável se o jogo fosse free-to-play, mas tal não é o caso; aqueles que realmente querem investir o seu tempo no jogo, serão constantemente ultrapassados por aqueles que se submeteram às microtransações.

NBA 2K24 poderia ser o melhor simulador de basket no mercado, não fosse tudo aquilo mencionado nos últimos parágrafos. O jogo possui visuais impressionantes, jogabilidade fluida e uma ampla lista de modos de jogo para manter os jogadores entretidos por horas a fio. Se eu gostei, não sendo o maior fã de basketball do mundo, acredito que os aficionados irão deleitar-se.

Prós: Contras:
    • Gráficos impressionantes (dentro do campo)
    • Jogabilidade fluida
    • Longa lista de modos de jogo
    • Microtransações agressivas
    • Falhas e bugs ocasionais

Read this next