Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Naughty Bear

Não se metam com este urso de peluche.

O que fariam se fossem os excluídos numa comunidade perfeita onde todos são sorridentes e felizes? O que fariam se as outras pessoas vos ignorassem completamente? Pois bem, Naughty Bear simplesmente mataria sem piedade, tudo e todos nessa comunidade. É mais ou menos assim, a temática que o este jogo aborda.

A personagem em foco é Naughty Bear, o urso mais maroto da “Island of Perfection” e que vive em isolamento devido ao desprezo dos outros ursos. Mas um dia, Naughty Bear decidiu agir e finalmente vingar-se dos outros ursos. Tudo começa quando um dos ursos organiza uma festa e não convida Naughty Bear.

A história divide-se em sete capítulos, cada um deles com cinco episódios. Ao longo dos capítulos Naughty vai perseguir e matar um urso diferente. Os capítulos têm como base acontecimentos do quotidiano da ilha, por exemplo, num deles um barão do petróleo chega à ilha com a intenção de explorar o terreno e para caçar Naughty.

No final de cada episódio é-nos atribuída um taça de platina, ouro, prata ou bronze de acordo com a nossa pontuação. Esta pontuação aumenta quando fazemos um má acção e para isso podemos destruir objectos ou sabotá-los e esperar que um urso ingénuo os vá consertar para o assustarmos ou matarmos. A cada objecto está associada uma morte especial, tipo um “finisher”.

Apesar de possuir um visual bastante infantil e inocente, o jogo tem algumas cenas incrivelmente violentas. Quando estamos a espalhar o terror pela ilha e um urso está a telefonar para pedir ajuda, é possível matá-lo enfiando-lhe o telefone pela garganta abaixo, ou quando um urso está a lavar a loiça, podem afogá-lo na banca. Mas isto ainda não é tudo, ainda temos um variado leque de armas ao nosso dispor, é só escolherem a vossa preferida, existem machados, espadas de samurais, revolveres, semi-automáticas, tacos de basebol, manchetes, entre outras. Cada arma tem também um “finisher” associado.

Preparem-se para ver Naughty a matar vezes e vezes sem conta.

O maior problema que notei no jogo desde o começo foi a falta de variedade nas missões. As missões resumem-se a matar todos os ursos naquela área, e ainda por cima, os ursos são sempre os mesmos, em cada nova missão eles simplesmente ressuscitam. Contudo, novos tipos de ursos são adicionados a cada novo capítulo. Vão enfrentar ninjas, robôs, zombies e até aliens. A dificuldade dos inimigos aumenta, mas no sentido em que demoram mais tempo a matar e/ou estão equipados com melhor armamento.

A estrutura dos episódios é sempre igual, começamos na casa do Naughty Bear no meio da ilha, avançamos para a área indicada, matamos todos nessa área, atravessamos a ponte para a próxima área onde está localizado o alvo principal, matamos novamente todos e regressamos à casa do Naughty para concluirmos a missão.

Os episódios dividem-se em sub-quests, que também são quase sempre as mesmas. Se as completarmos todas recebemos um aumento na pontuação e um fato diferente para Naughty no final da missão. Estes fatos são de valor pois garantem-nos habilidades especiais e dão-nos mais força, velocidade e vida. Nas missões de stealth, onde não podemos ser detectados, um fato com a habilidade de podermos andar livremente pelo meio dos outros ursos sem sermos detectados dá muito jeito.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Naughty Bear

PS3, Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários