Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nacon Revolution 5 Pro - Uma opção quase perfeita

Faltam-lhe funcionalidades importantes.

Image credit: Nacon

Um comando gaming confortável e responsivo é fundamental para qualquer gamer que se preze - funcionando como ponte entre o jogador e o mundo virtual, o seu design deve ser ergonómico e priorizar o conforto acima de tudo, especialmente durante sessões de jogo prolongadas.

O layout dos botões, gatilhos e manípulos analógicos deve ser intuitivo, permitindo aos jogadores executar manobras complexas ou movimentos precisos sem se sentirem prejudicados pelo próprio comando. Assim sendo, para além de contribuir para o conforto físico, também melhora a natureza envolvente dos jogos, tornando-o uma ferramenta essencial para jogadores em várias plataformas.

Mas num mercado tão badalado como o dos comandos gaming, por vezes é difícil saber por onde começar: que marca escolher? Com quantas plataformas deverá ser compatível? Quais as funcionalidades mais populares?

Cover image for YouTube videoREVOLUTION 5 PRO – BOOST YOUR SKILLS

Bonito, resistente, ergonómico

Ao longo dos últimos dias, tive a oportunidade de analisar o Revolution 5 Pro, um comando assimétrico da Nacon projetado para PC e consolas PlayStation. Este foi o primeiro comando da marca que experimentei e, neste artigo, poderás ver as minhas impressões gerais do mesmo.

Em termos visuais, o comando mistura alguns elementos do comando Xbox com o da PlayStation; por um lado, temos o joystick esquerdo mais acima e o direito mais abaixo (com o D-pad pelo meio), tal como acontece com o comando da Xbox; no entanto, o Revolution 5 Pro lembra igualmente o DualSense, incluindo um touchpad e os símbolos triângulo, quadrado, círculo e cruz, sem esquecer o próprio logótipo da PlayStation bem no centro.

O seu formato elegante e ergonómico foi cuidadosamente projetado para fornecer uma aderência confortável durante sessões de jogo prolongadas, garantindo que os jogadores possam manter o desempenho máximo sem sacrificar o conforto. É uma construção toda em plástico, mas de altíssima qualidade. Também é resistente e, na nossa variante branca, quase não se notam dedadas. Quando ligado, o comando fica ainda mais bonito, com iluminações vibrantes que lhe dão uma estética impressionante e, ao mesmo tempo, servem como indicadores práticos para várias funções.

Image credit: Nacon

Sem vibração na PS5

No entanto, apesar de poder recomendar este comando a utilizadores do PC e PS4, o mesmo não poderei fazê-lo aos jogadores da PS5. Desde o lançamento da nova PlayStation, habituei-me a jogar com o feedback háptico e gatilhos adaptativos ativados; parece algo irrelevante, quase passageiro, mas as vibrações 3D e as diferentes pressões dos gatilhos ajudam mesmo a imergir-me num videojogo, a tornar tudo mais real e mais vivo. Infelizmente, não existe vibração nem gatilhos no Revolution 5 Pro, o que faz com que os videojogos pareçam estranhamente "ocos", desprovidos de qualquer intensidade. Felizmente, a vibração está ativada em títulos PS4 e PC.

Para além disso, o comando funciona apenas por USB; existe uma funcionalidade Bluetooth mas ela destina-se apenas ao emparelhamento de headsets, o que parece uma oportunidade perdida. Num mundo tecnológico onde os cabos tornam-se cada vez mais insuportáveis, seria interessante poder jogar nas diversas plataformas sem a necessidade de um fio atrelado.

Image credit: Nacon

Personaliza-o a teu gosto

Caso gostes de customizar o comando à tua maneira, o caso aí muda de figura: a embalagem inclui várias peças para trocas, como 3 conjuntos de pesos, 3 tamanhos de stick, 3 conjuntos de cabeças de stick, 1 conector de microfone externo e nada menos do que 60 opções de personalização. Se não fores grande fã da opção de fábrica, é sempre bom teres estas opções extra.

Outras funcionalidades do Revolution 5 Pro incluem tecnologia de efeito Hall magnético, que para além de conceder mais precisão ajuda ainda a combater o abominável joystick drift, mais de 10 horas de bateria, a possibilidade de remapear botões, ajustar a profundidade do gatilho, e várias outras que se tornaram imperativas nos dias de hoje.

Um preço bem avultado

Custando cerca de 229.90€, era obrigatório estarmos perante um produto topo de gama e, de facto, estamos; o Revolution 5 Pro é belo, resistente, funcional, versátil. Falando no PC ou PS4, parece-me ser uma boa opção para aqueles com um orçamento um pouco mais avultado, mesmo com a impossibilidade de emparalhamento Bluetooth e a obrigação do cabo. Infelizmente, na PS5, a falta de vibração é desapontante, especialmente para aquele tipo de gamers que gostam de experiências sensoriais - talvez isso seja corrigido num próximo modelo.

Uma comparação: DualSense Edge, Revolution 5 Pro e DualSense

O Revolution 5 Pro já está disponível nos locais habituais.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários