Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

MotoGP 23 - Curva de aprendizagem elevadíssima

Força Miguel Oliveira!

Já com a temporada de 2023 em curso, com o nosso Miguel Oliveira numa nova equipa e ainda a conhecer em profundidade a sua nova Aprilia, foi com grande interesse que experimentei antecipadamente MotoGP 23. Por isso, antes de mais nada, um obrigado à Milestone pela oportunidade. É uma modalidade que acompanho ano após ano. Sou um amante de desportos motorizados e das fantásticas lutas entre as equipas e pilotos para ultrapassarem os limites das máquinas e do ser humano.

Em primeiro lugar, quero notar que não pegava num jogo de motociclismo há muitos anos. De certa forma, foi uma experiência imaculada nestas andanças de jogos deste género. MotoGP 23 dá continuidade às apostas anuais da Milestone, cobrindo de forma sistemática o mundial de MotoGP. Esta versão está ainda com alguns pontos por limar, como é habitual em versões preview, e também não me foi permitido testar todos os modos e opções. Estive em redor da criação de um piloto, no Time Trial, Carreira com Treino na Academia MotoGP, e Corrida Personalizada.

Ver no Youtube

Os primeiros momentos não foram fáceis, a curva de aprendizagem em MotoGP 23, e certamente nos anteriores, é elevadíssima. Deparei-me com imensos problemas, da minha parte, em me adaptar aos comandos de uma moto de competição. Cada curva cada queda. Não havia forma de conseguir voltas limpas. Mas depois de persistir, lá consegui melhorar o meu desempenho, muito à custa do sistema de ajudas que faz o seu trabalho. Denota-se uma grande necessidade de se aprender a dominar este desporto transportado para um videojogo, é muito específico e temos de ter em atenção o comportamento e físicas próprias de uma mota de competição.

MotoGP 23 depois de “dominado”, torna-se numa experiência altamente divertida, intensa e recompensadora. Passar de um novato que está sempre a cair para algumas voltas limpas é, de facto, uma enorme sensação de conquista. Para se alcançar um desempenho em condições é mesmo importante percorrer as etapas do Treino na Academia MotoGP, aprendemos muitos dos seus segredos, seja nas trajetórias, travagens, equilíbrio e muito mais. É tudo importante para que se consiga manter a mota em pista e, principalmente, em equilíbrio.

Mas mesmo com o sistema de ajudas, desde a IA que toma controlo de alguns parâmetros da máquina, até à Academia MotoGP, a curva de aprendizagem permanece elevadíssima, o que pode afastar muitos jogadores. Ultrapassando isso, e pela versão a que tive acesso, a de 2023 poderá ser mesmo a mais polida, já que existe um esforço na melhoria das físicas e principalmente no comportamento da mota, que tende agora a ser mais pressionada para andar em linha reta.

Ver no Youtube

Como ainda é uma versão em desenvolvimento, denotei alguns problemas com a IA dos adversários, que tomam trajetórias erradas, causando momentos hilariantes, e até alguma falta de noção espacial em pista. Muitas vezes colidem coma nossa mota sem necessidade aparente. Visualmente também não está como esperaria. Apesar das motas estarem com um enorme detalhe, os pilotos oficiais estão com uma fisionomia um tanto estranha, alguns deles pouco semelhantes aos verdadeiros. Já as pistas, denota-se a falta de um melhor motor de jogo. São um tanto desprovidas de qualidade. Joguei a versão PC com tudo no máximo e não me parece que a versão final vá ser significativamente diferente ao que experimentei.

MotoGP 23 parece-me uma boa aposta, principalmente para quem ama este desporto. Atualiza a temporada e tenta chegar a mais jogadores através de alterações no gameplay e uma adição de novas ajudas, ambas para mitigar a elevada curva de aprendizagem. Fico à espera da versão final para então comprovar em primeira mão todas as novidades, sendo que as primeiras impressões são em boa parte positivas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

MotoGP 23

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.
Comentários