Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Morreu Bernie Stolar, o fundador da Sony Computer Entertainment America

Também esteve na Atari e ajudou a Sega a lançar a Dreamcast.

Morreu Bernie Stolar, um importante membro da indústria dos videojogos durante a década de 90.

A sua morte foi confirmada pelo Games Beat com base nos relatos de amigos. As causas não foram reveladas, Bernie Stolar tinha 75 anos e vivia na Califórnia.

A carreira de Stolar nos videojogos começou na década de 80, quando se tornou co-fundador da Pacific Novelty Manufacturing, uma empresa que fabricava máquinas de inserir moedas.

Pouco depois, foi contratado pela Atari, onde inicialmente trabalhou no negócio das máquinas de arcada. Posteriormente, foi movido para o negócio das consolas caseiras, liderando o desenvolvimento da Atari Lynx.

Depois da Atari, as importantes contribuições de Stolar para a indústria dos videojogos continuaram. Foi responsável por fundar a Sony Computer Entertainment America e ajudou a companhia a lançar a primeira PlayStation e a construir o catálogo da consola. Foi Stolar quem aprovou franquias como Crash Bandicoot, Ridge Racer, e Spyro The Dragon.

Da Sony passou para a Sega, para a posição de presidente da Sega of America. A sua primeira jogada na Sega foi avançar com a sucessora da Saturn, que viria a ser a Dreamcast. Stolar também tomou a importante decisão de adquirir a Visual Concepts, responsável por criar a série 2K Sports (o estúdio ainda hoje existe).

Em 1999, saiu da indústria dos videojogos e juntou-se à Mattel como presidente. Nesse papel, levou a companhia a apostar em videojogos da Barbie, que venderiam milhões de unidades.

Já no final de 2005, Stolar tornou-se director e conselheiro da Adscape Media, que depois seria vendida à Google por $23 milhões. Já mais tarde, a Google contratou Stolar no papel de Evangelista dos Videojogos.

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários