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Molyneux quer que mais produtores apostem nos jogos free-to-play

Acredita que só assim o modelo perde a má reputação.

O famoso criador de jogos Peter Molyneux gostaria que mais equipas de desenvolvimento apostassem no modelo free-to-play para que esta classe de videojogos perdesse a sua má reputação.

Em entrevista com o Game Informer, Molyneux contou que "Penso que se cada vez mais desenhadores apostassem no free-to-play, o modelo seria cada vez melhor." No entanto, neste momento, são poucos os videojogos de verdade que têm por base este modelo de negócio, na sua maioria são jogos de casino ou de baixa qualidade.

Os produtores free-to-play têm tido algumas dificuldades em equilibrar os seus jogos. Por um lado, como companhia, os produtores precisam de fazer dinheiro para continuar a trabalhar, por isso os seus jogos precisam de gerar lucros. Se um jogo é publicitado como gratuito então eles vão ter de arranjar formas de motivar os jogadores a gastar dinheiro enquanto jogam aos seus jogos. Infelizmente, alguns produtores exploram a psicologia humana e o nosso desejo de cumprir uma tarefa ou ter uma recompensa, levando-nos a gastar dinheiro de uma forma que alguns jogadores sentem que é injusta. Certos jogadores entram na onda e fazem pequenos pagamentos sem se perceberem do quanto já gastaram.

Molyneux acredita que práticas como estas deram uma má reputação ao modelo de negócio free-to-play.

"Gostaria que mais desenhadores de todos os estilo de vida experimentassem os jogos free-to-play, porque assim seríamos capazes de fazer com que o free-to-play fosse fantástico," continuou. "A indústria dos videojogos deveria adorar o free-to-play. Portanto, o que os jogadores deveriam fazer era convencer os desenhadores a fazer jogos do estilo."

Molyneux acrescentou que muitos jogadores pensam que se uma produtora trabalha num jogo F2P, então ela não está a fazer um jogo de verdade.

Recentemente, a 22 Cans lançou nos dispositivos iOS o free-to-play Godus, no entanto as criticas em torno da monetização do jogo foram tão negativas, que até Molyneux recebeu ameaças de morte.

"Tinha pessoas a dizer-me, 'Vou queimar todos os teus jogos agora mesmo', ou 'És um hipócrita'. Cheguei a receber ameaças de morte," comentou. "Isso não faz sentido. Os jogadores deveriam querer mais jogos free-to-play justos, e a única forma de ter jogos free-to-play justos é fazendo com que mais desenhadores gostem do free-to-play. Como jogadores devíamos dizer, 'Se Call of Duty fosse free-to-play, seria um jogo melhor," concluiu.

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