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Molyneux: Aproveitem a moda indie, porque não vai durar

Acredita que se trata de um fenómeno cíclico.

Durante a Game Developers Conference, Peter Molyneux, criador de Fable, comparou o sucesso dos jogos indies como Gone Home e Papers, Please aos tempos em que se programava jogos em casa.

"Estas coisas vão em ciclos. O que eu diria é, aproveitem este período, porque não vai durar," disse Molyneux em entrevista com o CVG.

"Penso que não seremos todos indies durante os próximos cinco anos. É cíclico, tal como no sector da música. Tens um tempo em que ser Punk é que é bom, e depois tens tempos, como agora, onde tudo é fabricado. Aproveitem, porque inevitavelmente durará muito pouco tempo."

Molyneux acredita que as equipas mais pequenas terão a tentação de ser transformadas em equipas maiores, o que mudaria a sua criatividade.

"Caminhem por qualquer sala do hotel na GDC e olhem para as placas dos nomes das pessoas. Esta manhã ao pequeno almoço vi três investidores a falar com indies. Estavam a dizer 'Aceite o meu dinheiro, quero investir na sua companhia!' Essas equipas não se dão conta que terão de ir a reuniões, e lhes dirão 'não, não façam isso, olhem para este jogo que está a fazer dinheiro'".

"É muito parecido com os anos 80. Antigamente qualquer um podia criar um jogo que tivesse muito sucesso. Não havia fórmulas secretas ou algo escrito. Há uns anos todos tinham medo, grandes orçamentos e 'a minha série é maior que a tua'. Tudo girava em torno de quem faria o próximo Call of Duty. Agora é a originalidade, a criatividade e o não ter medo."

Molyneux concluiu dizendo que se ele continuasse na Microsoft "estaria a prejudicar-me. Teria sido uma experiência horrível. Agora sinto que voltei a uma indústria que é fascinante e maravilhosa, e posso dizer maluquices como 'Vamos criar um jogo que conecte 70 milhões de pessoas!'"

"Estávamos habituados a ter caminhos muito marcados para criar um jogo, que resultaram em Halo, Call of Duty e outros, mas agora deitámos isso tudo fora. Os jogos que estamos a comemorar são coisas como Papers, Please que é brilhante."

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