Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Modders de Starfield com dificuldades em consertar o jogo

Mas o Starfield Community Patch continua a progredir

Image credit: Bethesda

A Bethesda ainda não corrigiu muitos dos problemas existentes em Starfield, mas passados dois meses, um grupo de jogadores continua dedicado aos trabalhos no Starfield Community Patch, através do qual esperavam corrigir eles próprios diversos dos erros no jogo.

Na verdade, o grupo já trabalhava em correções ainda antes de Starfield chegar e o objetivo de melhorar a experiência Starfield envolve corrigir grandes erros e outros pequenos, como erros nos diálogos. Se representa um problema para o jogador, será corrigido, mas nada será feito para desviar Starfield da visão da Bethesda.

Timothy "Halgari" Baldridge, um dos membros do projeto, falou com os nossos colegas do Eurogamer e explicou como estão a tentar fazer o trabalho da própria Bethesda. A ideia de criar um projeto aberto e disponível para qualquer um trabalhar em melhorias cresceu desde os primeiros passos em dezembro de 2021 e atualmente existe uma equipa de indivíduos altamente dedicados a melhorar Starfield.

O principal objetivo é servir a comunidade e assegurar que as ferramentas estão ao dispor de todos os jogadores. O código está disponível de forma fácil para qualquer um, mas o uso exige que os autores sejam respeitados e mencionados em qualquer trabalho que dele resulte.

No entanto, a equipa deparou-se com algo inesperado, a dificuldade em trabalhar com o código de Starfield sem as ferramentas e apoio oficiais. O atraso na chegada das ferramentas mod apenas complica a tarefa de quem procura melhorar Starfield.

"O modding ainda é muito recente para o Starfield Community Patch," disse Halgari. "É evidente, ao analisar as estruturas dos dados nos ficheiros modulares fornecidos e na descompilação do código de jogo que as capacidades de modding não foram tidas em conta no desenvolvimento do motor de jogo, até agora."

"Também podemos presumir isto a partir do facto que não existiu teste de controlo de qualidade para a funcionalidade dos mods por parte da Bethesda, uma vez que diversos bugs atuais do motor que surgem no contexto do uso de mods teriam sido facilmente vistos."

Segundo diz, todas as capacidades modding em Starfield existem por acidente, como resultado do código do motor que foi usado.

"Para mim, é essencialmente um hack, eles construíram o jogo a pensar que iriam adicionar modding, mas na verdade ainda não o fizeram. A única razão pela qual conseguimos criar mods atualmente é porque já modificamos outros jogos que usam o motor e sabemos o que fazer. Mas muitas coisas estão mesmo quebradas, comparado com outros jogos."

De acordo com este grupo, somente com o lançamento das ferramentas oficiais da Bethesda é que os mods em Starfield vão realmente começar a ganhar força e dizem mesmo que os mais de 400 erros assinalados podiam ser corrigidos pela Bethesda, mas não sabem se isso vai acontecer.

Read this next