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Miyamoto:"Jogos precisam de control pads"

Control pads são necessários para experiências interactivas.

A Nitnendo simplificou os controlos de jogo com a Wii, e com o Project Natal a Microsoft diz que os control pads podem de uma vez por todas ficar de parte. Mas Shigeru Miyamoto não pensa que essa seja uma boa ideia.

O mítico criador de jogos da Nintendo disse que os jogadores precisam do retorno de um controlador físico para terem um experiência que sintam que seja realmente interactiva.

"Como alguém que pensa nas coisas de uma perspectiva de criar experiências interactivas, eu penso que tu precisas de ter algo nas tuas mãos," disse ele em entrevista ao site Wired.

"Como criador não penso que consiga criar uma experiência que seja realmente interactiva se não segurares algo na tua mão, se não tens algo parecido com o "force feedback" que podes sentir no controlador. É por isso que eu penso que o Wiimote, particularmente com o Wii MotionPlus, é uma experiência forte."

Miyamoto continua e disse que os desafios que a Nintendo superou com os jogos controlados pelos movimento é algo que a concorrência ainda vai ter de aprender.

"Nós temos andado a trabalhar com o controlo por movimento já há alguns anos, e aprendemos como tirar partido disso e o que pode ser realmente feito com isso."

"Ao olhar para o que as outras companhias trouxeram para a E3, parece que eles obtiveram finalmente a tecnologia mais básica para fazerem controlos por movimentos, mas talvez eles ainda tenham que aprender como usá-la e como tirar partido dela numa experiência interactiva."

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