Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft quis ser parceira da Sony e Nintendo no mundo das consolas

Ed Fries, um dos responsáveis pela Xbox original, confirmou.

Ed Fries, um dos responsáveis pela Xbox original confirmou que a Microsoft teve em negociações com a Nintendo, e também com a Sony, com o objectivo de criar uma colaboração entre elas para o desenvolvimento de uma nova consola. E esclareceu que os rumores da altura que indicavam que a Microsoft tinha tentado comprar a Nintendo eram completamente falsos.

Em entrevista com o IGN, Ed Fries, explicou e confirmou que houve conversações entre a Microsoft e Satoru Iwata, o então presidente da Nintendo, para estabelecerem uma parceria entre ambas as companhias.

"Quando começámos a planear criar a Xbox reuni-mo-nos com a Nintendo Sentá-mo-nos com Iwata e outros e dissemos-lhes 'Isto é o que queremos fazer. Podemos fazê-lo juntos como parceiros? Podemos trabalhar juntos?'. E basicamente disseram-nos que não". A proposta da Microsoft passava por criar o software enquanto que a Nintendo ficaria responsável pelo hardware.

É difícil de dizer o momento exacto destas conversações, Satoru Iwata foi presidente da Nintendo desde 2002, como sucessor de Hiroshi Yamauchi, até ter falecido no ano passado. A Xbox foi lançada em Novembro de 2001, e Fries assinalou que a Microsoft apenas tinha começado a pensar numa consola. Por isso é de supor que estas negociações decorreram nos anos da Nintendo 64, com Yamauchi ainda como presidente, e que Iwata estivera nessa reunião talvez apenas como um dos membros representantes da companhia nipónica.

De qualquer forma a Nintendo recusou a oferta da Microsoft e, segundo revelou Fries, a companhia manteve também algumas conversações com a Sony, onde também não obtiveram uma resposta positiva.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários