Skip to main content

Microsoft diz que a PlayStation representa 70% do mercado global

Na Europa, a Xbox tem 20% do mercado das consolas.

Image credit: Sony

A Microsoft afirmou durante a sua apresentação perante os delegados da União Europeia que a PlayStation é dona de 80% do mercado global das consolas e por isso mesmo está mais do que na hora de criar concorrência.

Durante a audiência, para apresentar os seus argumentos e obter luz verde para a compra da Activision Blizzard, Brad Smith da Microsoft afirmou que a Sony está apenas preocupada em assegurar o seu domínio, que dura há 20 anos na indústria dos videojogos.

Smith diz que o negócio servirá para aumentar a concorrência, para levar jogos a uma maior audiência e que atualmente a discrepância entre quotas de mercado pende fortemente para o lado da Sony.

De acordo com Chris Dring do Games Industry, que acompanhou a apresentação de argumentos da Microsoft, Smith disse que na Europa, a Xbox tem 20% do mercado de consolas, enquanto a Sony representa 80%.

Globalmente, a quota da PlayStation está nos 70% e a da Xbox nos 30%. No Japão, a Xbox tem apenas 4% do mercado de consolas. Estranhamente, Smith não incluiu a Nintendo nesta sua distribuição do mercado de consolas a nível global.

Smith diz que, mesmo com problemas de stock, a procura pela PS5 permaneceu forte e o domínio da PlayStation estável ao longo destes anos. Segundo Smith, a Sony vendeu mais do dobro de consolas PS5 quando comparado com as Xbox Series da Microsoft.

Lê também