Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft criou patente para verificar jogos físicos para uso digital

Verifica disco para usar na consola digital.

Uma nova patente da Microsoft revela que a companhia está a investigar a possibilidade de permitir que um disco físico seja verificado para depois se tornar parte da biblioteca Xbox Digital e usado numa consola sem leitor de discos físicos.

Avistada pelo GameRant, a patente sugere que o utilizador poderá usar um leitor de discos externo para verificar que é dono do jogo, o que lhe permitiria jogar esse jogo na sua conta numa consola sem leitor de discos, como a Xbox Series S.

Isto não esclarece se a verificação é uma licença permanente para o uso da versão digital do jogo ou se o processo teria de ser efetuado sempre que queiras jogar o jogo físico numa plataforma digital. Provavelmente terias de manter o disco, caso contrário poderias comprar a versão física, licenciar a digital e vender o disco.

Brad Sams, conhecido pelas suas informações sobre a Microsoft, reagiu à patente e relembrou que já em 2018 falou sobre a intenção de uma conversão "disco para digital", referindo que é algo no qual a Microsoft já trabalha há vários anos.

A Microsoft poderá ativar um programa nas lojas oficiais que permitirá levar o disco físico e trocar pela ativação digital do mesmo jogo, algo que facilitaria a transição para quem deseja comprar uma consola sem leitor de discos, como a Series S.

Esta patente foi descoberta numa altura em que surgiram diversas críticas ao DRM da Xbox, após as falhas nos servidores impedirem os jogadores de iniciar jogos, mesmo singleplayer, devido à incapacidade de verificação de licença.

Sobre o Autor

Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários