Skip to main content

Microsoft anuncia novos computadores Copilot+

A inteligência artificial em destaque.

Image credit: Microsoft

A Microsoft anunciou novos computadores Copilot+, novos dispositivos Windows desenvolvidos para tirar o máximo proveito da Inteligência Artificial, uma área na qual a companhia tem feito significativos esforços e avanços, ao longo dos últimos anos.

A companhia anunciou que estes serão os computadores Windows “mais rápidos e inteligentes alguma vez criados", graças à presença do novo silício capaz de processar mais de 40 TOPS, bateria que dura todo o dia e presença dos mais avançados modelos de IA.

Desenhados com uma arquitetura totalmente nova, “capaz de aliar o poder da CPU, GPU e de uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) de elevado desempenho”, estes equipamentos são conectados e melhorados por modelos de linguagem (LLMs) executados através da Azure Cloud, em conjunto com pequenos modelos de linguagem (SLMs).

A Microsoft fala num aumento de 20x na potência, 100x na eficiência ao executar trabalhos com apoio da IA, e na possibilidade de durar até 22 horas a reproduzir vídeo ou 15 horas a navegar na internet.

Os novos Copilot+ permitem pesquisa e recuperação de informação de forma melhorada, com a funcionalidade Recall que permite aceder virtualmente a tudo o que vês ou fizeste no computador, permite o uso do Cocreator para criação e edição de imagens, processo no qual a IA ajuda a alcançar a melhor qualidade.

A tecnologia Live Captions oferece traduções em direto e transforma qualquer áudio que passe pelo computador numa única experiência de legendas em inglês, em tempo real no ecrã e em todas as aplicações de forma consistente. A Microsoft destaca ainda o Windows Studio que foi melhorado para maior acessibilidade, a assistente pessoal IA.

Segundo a companhia, já podes reservar os novos Copilot+, que ficam disponíveis a partir de 18 de junho na forma dos Surface Copilot+ (Surface Pro e Surface Laptop), bem como de modelos das marcas parceiras Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung Estes computadores estão equipados com processadores Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, CPU Qualcomm Oryon, e GPU Qualcomm Adreno integrada.

Sobre os Surface Copilot+, a Microsoft realça a potência num design portátil. Disponível nas versões de 13,8 polegadas e 15 polegadas, oferece até 22 horas de reprodução de vídeo local na versão de 15“ ou até 20 horas na versão de 13,8”, para além de um desempenho incrível e experiências de IA totalmente novas. O destaque aqui vai para o Surface Pro, portátil 2-em-1 mais flexível, agora com um novo ecrã OLED com HDR.

Image credit: Microsoft
Image credit: Microsoft

Lê também