Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Metaphor: ReFantazio simplifica combate para os inimigos fáceis

Combates por turnos só para as maiores ameaças.

A Atlus criou um curioso sistema híbrido para Metaphor: ReFantazio, através do qual procura dinamizar a experiência de dificuldade neste seu novo RPG de fantasia, que chegará no final de 2024.

O mais recente vídeo gameplay, revelado nos Game Awards 2023, mostrou combates de ação e também mostrou momentos por turnos, algo que o diretor Katsura Hashino explicou estar relacionado com uma abordagem inesperadamente dinâmica ao sistema de dificuldade.

Metaphor: ReFantazio terá um sistema de combates por turnos, semelhante ao que vês na série Persona, no qual dás ordens às personagens, mas poderás derrotar quase de imediato os inimigos mais fracos, graças ao híbrido que tenta remover esta "perda de tempo".

Hashino diz que apesar de não as considerar uma perda de tempo, as batalhas contra adversários de nível baixo podem tornar-se aborrecidas e em Metaphor: ReFantazio poderás derrotá-los rapidamente, sem entrar sequer no sistema por turnos e escolher ordens.

Em Metaphor: ReFantazio, podes atacar os inimigos em tempo real para iniciar a luta (tal como em Persona) e os inimigos são muito fracos, tombam de imediato, mas os restantes ativam a passagem para combates por turnos com o sistema de Comandos de Equipa.

No entanto, quando chegam os inimigos fortes ou segues na história, terás de dedicar a tua atenção, tornar a tua equipa mais forte e ter a certeza que investes o teu tempo nos sistemas de jogo.

A equipa não lhe chama sistema híbrido pois considera tudo parte do mesmo, mas é curioso e interessante ver esta abordagem que procura dinamizar Metaphor: ReFantazio.

Read this next