Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mercado de jogos PC cresceu 3% em 2009

Mercado representa volume de 13.1 mil milhões de dólares.

O mercado de videjogos para PC cresceu 3% durante o ano de 2009, representando um volume de negócios pelas suas vendas de um total de 13.1 mil milhões de dólares, isto de acordo com os dados recolhidos pela PC Gaming Alliance (PCGA), a associação que abrange companhias de desenvolvimento de software e videojogos ligados ao mundo do PC.

Os dados provêem dos diferentes mercados mundiais, sendo extraídos dos retalhistas, venda de jogos em formato digital, ect.

O crescimento verificou-se sobretudo na Europa e América do Norte, enquanto que em 2008 a Ásia foi o mercado que impulsionou o mercado de jogos para PC. Os mercados ocidentais estão agora mais receptivos à compra de bens virtuais para MMOs e semelhantes, que foi precisamente o que mais cresceu no mercado asiático em 2008.

Este crescimento é atribuído principalmente a jogos em redes sociais e aos jogos gratuítos (que apostam nas microtransacções) que, embora tenham tido um pequeno impacto em outros sectores dos videojogos para PC, ajudaram a aumentar o mercado. Os jogos por subscrição tiveram uma diminuição, dado que não houve nenhum grande lançamento, e baixaram entre 10% a 15% nos mercados ocidentais.

No entanto o que se destaca destes dados é que as vendas em formato físico desceram 20% em todo o mundo, mas está a crescer rapidamente a compra de jogos em formato digital. Cerca de 70% dos inquiridos na Europa e América do Norte já compraram jogos acima dos 50 dólares/euros, e 50% já compraram algum tipo de item virtual.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PC
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários