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Mega Man 11 foi desenvolvido por 40 pessoas com o desejo de criar algo fresco

A Capcom não queria um jogo apenas para os veteranos.

Mega Man 11 chegou às lojas a 2 de Outubro e foi recebido com entusiasmo pelos fãs e crítica, sendo já considerado por muitos como o Sonic Mania para a série Mega Man.

Mega Man 11 é elogiado por revitalizar a icónica série e por apresentar algo que agrada aos fãs do personagem e pelas suas novidades.

Recentemente, Kazuhiro Tsuchiya, produtor do jogo, falou sobre a origem do projecto e como a Capcom abordou o desenvolvimento - movido pela vontade de honrar o nome Mega Man e satisfazer os fãs.

Segundo partilhado por Tsuchiya, foi em 2016 que Koji Oda, director de Mega Man 11, manifestou a sua vontade em criar um novo jogo na série e responder aos inúmeros pedidos dos fãs.

"Na verdade, o senhor Oda não tinha trabalhado directamente no desenvolvimento de um título Mega Man. No entanto, ele trabalhou em jogos como Super Ghouls'n Ghosts, Strider (2014) e Resident Evil 0, por isso tinha um belo currículo no trabalho de jogos de acção e provou ser um programador capaz, mesmo sem abordar algo como um novo Mega Man."

"Mas um dia ele falou com convicção, disse, 'tantas pessoas esperam por um novo Mega Man. Enquanto companhia de jogos, devíamos procurar satisfazer os seus desejos'. Sendo um criador, ele tinha a tendência para defender os projectos nos quais queria trabalhar, mas a forma como o disse, como se fosse o dever da companhia deu a impressão que era mais do que um mero capricho."

A Capcom iniciou então uma pesquisa de mercado, para descobrir o que desejavam os fãs e perceberam que queriam um novo jogo original, mas que se sentisse fresco e actual.

Essa foi uma das exigências feitas à equipa de desenvolvimento, composta por 40 funcionários, pois a Capcom não queria um jogo feito por velhos para velhos.

"A série tem uma longa história repleta de ricos cenários, no entanto, fizemos questão de evitar criar algo que recorria directamente a esta história. Não podíamos permitir que o projecto se tornasse num jogo feito por nós, os velhos, para outros velhos. Dissemos à equipa de desenvolvimento que isto era um novo começo e que o íamos reconstruir do nada com isso em mente."

"Desde que mantivessem essa condição, eram livres para o interpretar e ajustar como quisessem. Não os quisemos restringir em demasia - todos na equipa de desenvolvimento são profissionais e todos têm os seus próprios métodos de abordar um problema. Tinha grandes esperanças que encontrassem soluções que eu não tinha imaginado."

O desejo de Tsuchiya era criar um jogo que colocasse os veteranos e novatos no mesmo patamar e a resposta de um funcionário foi criar o sistema Double Gear, algo que surpreendeu o produtor.

Essa equipa de 40 pessoas era composta por uma mistura de veteranos e sangue novo, algo que a Capcom considera ter sido benéfico para Mega Man 11.

"Se fosse composta apenas por veteranos, o jogo poderia ter resultado inteiramente em coisas que queriam fazer no passado e não conseguiram. Tentamos encontrar um equilíbrio entre veteranos que trabalhara em Mega Man e veteranos que não trabalharam, alguns programadores a meio da carreira e sangue totalmente novo."

"Queríamos uma equipa capaz de olhar para os desafios com um olhar fresco, de formas que eu e o senhor Oda não conseguíamos. Penso que tivemos muito sucesso nesse aspecto."

Mega Man 11 está disponível na Nintendo Switch, Xbox One, PS4 e PC - onde podes descobrir se a Capcom teve sucesso.

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Mega Man 11

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

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Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

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